Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Wall Street fecha em alta a recuperar das perdas da véspera

06 ago, 2024 - 23:20 • Lusa

"As coisas vão muito melhor do que ontem", comentou Jack Ablin, da Cresset, sublinhando que a queda de segunda-feira foi devida em parte "a vendas forçadas".

A+ / A-

A bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira em recuperação parcial, depois da queda acentuada da véspera, devido a um receio com um arrefecimento da economia dos EUA.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones, que na segunda-feira conheceu a sua pior sessão em dois anos, ganhou 0,76%, o tecnológico Nasdaq subiu 1,03% e o alargado S&P500 avançou 1,04%.

Na véspera, o Dow cedeu 2,60%, o Nasdaq caiu 3,43% e o S&P500 baixou três por cento.

Fator importante na estabilização dos mercados nesta terça-feira foi a paragem da apreciação do iene.

"As coisas vão muito melhor do que ontem", comentou Jack Ablin, da Cresset, sublinhando que a queda de segunda-feira foi devida em parte "a vendas forçadas".

Como explicou: "A fonte destas vendas foi o movimento de 'carry trade', onde os especuladores se endividam em ienes para investir nas mega capitalizações da tecnologia, mas que, quando o iene, se aprecia, livram-se destas posições".

Para Michael Pearce, da Oxford Economics, também houve uma "escalada" do receio de recessão nos EUA, depois da publicação, na sexta-feira, de números sobre o emprego em julho menos bons do que previsto.

"A reação dos investidores foi excessiva a uma variação regular dos números do emprego", considerou.

"Revimos os nossos modelos de recessão, em função do estado do mercado e das estatísticas e consideramos que, se os riscos aumentaram, permanecem abaixo do patamar histórico" que indicia uma recessão, afirmou Michael Pearce.

Sobre a evolução do mercado bolsista, Jack Ablin manifestou-se mais prudente. "Continuo circunspecto, porque se isto é uma correção, então ainda há caminho a fazer, por o mercado continuar sobreavaliado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+