Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cabaz de alimentos mais consumidos no Natal aumenta 4% face ao ano passado

05 dez, 2024 - 07:17 • Lusa

As principais alterações de preços face à última semana verificaram-se no azeite, com um aumento de 9%, 15% na couve e 9% no peru.

A+ / A-

O cabaz com 16 alimentos mais consumidos pelos portugueses no Natal aumentou 4% face ao ano passado e resulta num valor de 52,89 euros, anunciou esta quinta-feira a Deco PROteste.

O cabaz inclui produtos como azeite virgem extra, couve, vinho branco DOC Alentejo, arroz carolino, perna de peru, batata-vermelha, carcaça tradicional, ovos, óleo alimentar, abacaxi, leite UHT meio gordo, farinha para bolos, vinho tinto DOC Douro, tablete chocolate para culinária, bacalhau graúdo e açúcar branco.

As principais alterações de preços face à última semana verificaram-se no azeite, com um aumento de 9%, 15% na couve e 9% no peru. Em comparação com os valores do início do ano a tablete de chocolate para culinária subiu 43% e o vinho branco DOC do Alentejo 15%.

Quando em comparação com o período homólogo de 2023, a tablete de chocolate aumentou 44% e o bacalhau e o peru aumentaram 18%.

A Deco PROteste vai realizar semanalmente uma análise a este cabaz para acompanhar a evolução dos preços dos alimentos.

No comunicado enviado à Lusa, a Deco PROteste informa que entre o dia 5 de janeiro de 2022 e a data presente registaram-se aumentos de 114% no azeite, 72% na tablete de chocolate culinária, 58% no arroz carolino, 48% na farinha para bolos e 46% na batata e nos ovos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JM
    05 dez, 2024 Seixal 19:50
    Cada mês que passa os pançudos em vão ficando mais empanturrados. A ganancia desmesurada destes pançudos não tem limites, até no Natal. Triste pais este.

Destaques V+