Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19 custou mais de 12 mil milhões de euros ao Estado

16 dez, 2024 - 19:39 • Sandra Afonso

Auditoria do Tribunal de Contas refere que “nem sempre foram atingidos os resultados desejados nem foram observados todos os princípios básicos necessários para garantir a transparência”.

A+ / A-

A luta Covid-19 custou mais de 12 mil e 500 milhões de euros, de acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas, divulgada esta segunda-feira.

A auditoria destaca as “medidas legislativas de exceção” tomadas na altura e as “as novas políticas públicas necessárias para responder à crise”, com destaque para os planos de contingência médica e o programa de vacinação.

No entanto, a mesma auditoria também refere que “nem sempre foram atingidos os resultados desejados nem foram observados todos os princípios básicos necessários para garantir a transparência”.

O relatório aponta constrangimentos e efeitos negativos na vigilância epidemiológica e no funcionamento e acesso ao SNS; ineficiências e ineficácia no apoio a lares, na recuperação das aprendizagens e no combate ao impacto na economia e habitação; e limitações nos apoios ao emprego, consumo e ensino à distância, que não chegaram de igual forma a todos.

O Tribunal de recomenda que se garanta uma maior resiliência do SNS, tendo em vista futuras emergências do género.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+