Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Descongelamento do ISP não vai aumentar preços de combustíveis no inicio do ano

19 dez, 2024 - 20:02 • Tomás Anjinho Chagas

Ministro das Finanças admite que vai aumentar ISP mas que a descida da taxa de carbono vai manter inalterados os preços do gasóleo e gasolina.

A+ / A-

Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças, lembra que o desconto nos combustíveis "é temporário e teria sempre de ser revertido". Ou seja, o Governo vai mesmo aumentar o imposto sobre todos os produtos petrolíferos e energéticos (ISP ), mas essa subida vai ser compensada pela descida da taxa de carbono.

"No dia 1 de janeiro, haverá uma alteração que será neutra do ponto de vista dos preços, carga fiscal e permitirá ao país resolver um diferendo com a Comissão Europeia", explicou Joaquim Miranda Sarmento esta quinta-feira, no Parlamento.

Por outras palavras, o ministro assegura que o preço do gasóleo e da gasolina vai manter-se igual no início do próximo ano. "Preço a 1 de janeiro vai ser igual a 31 de dezembro", vinca. O que vai mudar é o "mix" dos vários impostos cobrados nestes produtos, o ISP aumenta e a taxa de carbono desce.

Ainda assim, Joaquim Miranda Sarmento, assume que o governo está a descongelar os impostos sobre os combustíveis. "Entendemos que o desconto deve ser revertido", sublinha, depois de lembrar que quando foi congelado, a medida era "temporária".

Nos últimos meses o preço do barril do petróleo tem descido, mas o executivo da AD tem descongelado este imposto que reduziu para fazer face ao pico de inflação que fez disparar os preços do gasóleo e da gasolina depois da invasão russa à Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+