08 mai, 2017 - 19:44 • Maria João Costa
A anteceder a visita do Papa Francisco, o Santuário de Fátima revelou as duas pinturas da autoria da artista plástica Sílvia Patrício que vão dar origem às telas de 11 metros na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Duas molduras douradas, duas telas de fundo castanho-escuro e as imagens de Jacinta e Francisco em primeiro plano, a cores. Na mão, os novos santos têm um terço e uma candeia. São duas pinturas a óleo que irão eternizar as figuras das duas crianças que o Papa Francisco vem canonizar.
O reitor do Santuário, o padre Carlos Cabecinhas, explica: “Vamos ter uma celebração num recinto de oração cheio e tivemos de pensar não apenas nas imagens oficiais mas também na sua colocação, de forma a que os peregrinos que vão encher o Santuário pudessem ver as imagens e contemplá-las”.
“Optámos por isso pela colocação na fachada da Basílica, que permite que as figuras sejam vistas pelos peregrinos em qualquer parte do recinto”, acrescenta.
As imagens dos irmãos Jacinta e Francisco Marto remetem para a fotografia a preto-e-branco tirada antes de 13 de Outubro de 1917 em Aljustrel. Agora a cor, surgem elementos que traduzem a sua santidade, explica a irmã Angela Coelho, da postulação para a causa dos pastorinhos.
“Estes retratos apresentam uma formulação plástica que mostra a psicologia dos dois santos, a forma particular como estes se relacionaram com Deus e as expressões peculiares da sua santidade. Os atributos mais claros destes santos são o terço que envergam na mão e a candeia que é tomada a partir de uma candeia histórica que pertencera à família dos videntes ao tempo das aparições.”
Nas telas, a assinatura é da artista Sílvia Patrício, portuguesa nascida em França que abraçou esta missão. ”Foi uma responsabilidade grande porque sabia que ia ser visto por muita gente. Será provavelmente o meu trabalho mais visto.” Será agora visto por todos os que forem a Fátima a 13 de Maio.