12 mai, 2017 - 06:00 • Eunice Lourenço
A base de Monte Real está pintada de fresco, há hotéis novos a funcionar em Fátima, os serviços do santuário estão a postos e as forças de segurança também. As crianças já ensaiaram a recepção e os meios de comunicação concentram os seus meios na Cova da Iria. Milhares de peregrinos já chegaram e alguns até já ocupam marcam lugares junto da capelinha ou do altar. O Presidente da República também já chegou. Só falta mesmo o convidado especial da festa do Centenário das aparições: o Papa Francisco, que tem chegada prevista para esta sexta-feira pelas 16h00.
Ao longo desta visita apostólica de cerca de 24 horas, o Papa falará por quatro vezes. Mas já mandou uma primeira mensagem aos portugueses, com um apelo à união. E também já é conhecida uma das suas alocuções: a oração que vai fazer na Capelinha das Aparições, onde se apresentará como “bispo vestido de branco”.
A chegada do voo papal à Base Aérea n.º 5, em Monte Real, está prevista para as 15h40. Às 16h00 decorre a recepção oficial, com o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro, assim como outros ministros e os chefes militares, que antes já almoçaram na base.
Segue-se um encontro privado entre o Papa e o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou na noite de quinta-feira a Fátima, já sabe o que vai dizer ao Papa. Além de conversarem, também vão trocar presentes e a Renascença avançou quais são os presentes que o Papa traz e a prenda que o Presidente lhe preparou.
Francisco reza na capela da base, onde também deixará uma lembrança, abençoa os doentes e partirá de helicóptero para o Estádio de Fátima que passa a ter o seu nome. Pelas 18h20 chegará à Capelinha das Aparições, para uma saudação e para rezar. E onde será recebido por 150 crianças.
Depois, Francisco irá de papamóvel para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde fica alojado e de onde sairá de novo depois das 21h para a bênção das velas e a recitação do terço. Serão meditados os mistérios gozosos (também chamados mistérios da alegria: Anunciação do Anjo, Visitação de Maria a Isabel, Nascimento de Jesus em Belém, apresentação de Jesus no tempo e perda e encontro de Jesus em Jerusalém).
O Papa irá, então descansar. Não fica para a procissão das velas, nem para a missa da noite, que será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Na manhã de sábado, Francisco tem um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, que na véspera janta em Fátima com o Presidente da República. Visitará depois os túmulos os pastorinhos e chegará, enfim, às 10h00, como é tradição, a hora da celebração maior desta visita: a missa do Centenário das Aparições, que começará com o rito de canonização de Francisco e Jacinta Marto.
A canonização foi aprovada a 23 de Março, depois de ter sido considerada como milagre a cura de uma criança brasileira. A criança também já está em Fátima, onde os pais explicaram esta quinta-feira a sua cura.
Francisco cumprirá também a tradição de bênção aos doentes no final da missa. E o último ponto da visita será um almoço e encontro com os bispos. Depois, segue para Monte Real, de onde está previsto que o avião com a comitiva papal levante voo às 15h00.