27 abr, 2018 - 10:51
The U.S. has put together a STRONG bid w/ Canada & Mexico for the 2026 World Cup. It would be a shame if countries that we always support were to lobby against the U.S. bid. Why should we be supporting these countries when they don’t support us (including at the United Nations)?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 26 de abril de 2018
O presidente norte-americano utilizou a rede social Twitter para ameaçar os países que não apoiem a realização do Mundial 2026 nos Estados Unidos da América. Donald Trump ameaça não apoiar, na esfera política, os países que não apoiem a candidatura conjunta dos EUA, Canadá e México ao Mundial 2026. A outra candidatura é de Marrocos.
"Os Estados Unidos construíram uma candidatura forte para o Mundial de 2026, juntamente com o Canadá e o México. Seria vergonhoso se os países que sempre apoiámos fizessem "lobby" contra a candidatura americana. Porque é que devemos apoiar esses países quando eles não nos apoiam (incluindo nas Nações Unidas)?”. Foi a esta a forma em que Trump colocou a questão.
No ínicio de abril, o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noel Le Graet, em entrevista ao jornal "L’Équipe", disse apoiar a candatura marroquina. “Não me vejo a não apoiar um país próximo de nós. Só houve um Mundial em África [África do Sul, 2010], não é muito. França é uma só voz, mas pode dar um impulso à Europa para escolher Marrocos”, disse o presidente da FFF ao jornal francês.
A decisão será tomada pela FIFA no dia 13 junho, na Rússia. O congresso do órgão máximo do futebol internacional reúne em Moscovo para a votação numa das duas candidaturas.