Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Candidatos a deputados

PSD/Braga "repudia" escolhas de Rio para lista às legislativas

26 jul, 2019 - 16:36 • Redação

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD no mandato de Passos Coelho e opositor de Rui Rio, era uma das preferências da distrital, mas terá sido vetado pela direção nacional do partido.

A+ / A-

A concelhia de Braga do PSD emitiu esta sexta-feira um comunicado em que garante "repudiar a forma como o presidente do partido e a Comissão Política Nacional desrespeitaram" as suas indicações para a lista às eleições legislativas.

O órgão representativo de Braga indicou o nome de Hugo Soares ou João Granja para representar Braga na referida lista, nomes que foram afastados na lista apresentada pelo secretário-geral, José Silvano, à Federação Distrital, na quarta-feira.

Hugo Soares, que foi líder parlamentar do PSD no mandato de Passos Coelho, foi também um dos principais rostos da oposição ao presidente que lhe sucedeu, Rui Rio. O cabeça de lista por Braga será André Coelho Lima, atual vereador na câmara de Guimarães e membro na direção nacional do PSD.

Na quarta-feira, fonte distrital revelou à Lusa que a direção nacional do PSD afastou "por vontade do presidente" o nome de Hugo Soares das listas ao parlamento nas próximas legislativas e "impôs" o vice-presidente da câmara de Braga, Firmino Marques, como candidato, no segundo lugar da lista.

“As escolhas feitas pela Comissão Política de Secção de Braga foram ponderadas e tiveram como critério o mérito político, pessoal e profissional destas indicações”, pode ler-se no comunicado, e só por estas escolhas o órgão “se sentiria representado”.

A concelhia social-democrata garante, ainda assim, que "em prol dos interesses superiores do País”, tudo fará para “vencer as eleições legislativas no concelho de Braga".

Este é mais um episódio da luta interna no PSD, que aquece a propósito das listas às legislativas, em vários distritos. Miguel Pinto Luz, vice-presidente da câmara de Cascais, é outro opositor de Rui Rio que fica de fora da próxima legislatura. O Conselho Nacional que terá de aprovar as listas finais está agendado para a próxima terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 jul, 2019 Lisboa 11:17
    As apostas no "cavalo errado" dão nisto. Mas tranquilize-se: vai ter muitos companheiros de estrada para "conversar", desde a Miss Swap até ao Luís Marques Guedes ...
  • Petervlg
    26 jul, 2019 Trofa 17:09
    é por isso que alguma gente quer Rui Rio fora da liderança, Acabaram-se os tachos

Destaques V+