Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jerónimo. Proposta da CDU de rede pública de creches não é contra as IPSS

01 out, 2019 - 11:41 • Cristina Nascimento com Redação

O secretário-geral do PCP reconhece "o trabalho meritório" das instituições privadas de solidariedade social, mas defende a "responsabilização do Estado".

A+ / A-

O secretário-geral da PCP, Jerónimo de Sousa, insitiu esta terça-feira na necessidade de criação de uma rede rede pública de creches.

A proposta dos comunistas foi repetida na visita a uma creche e jardim de infância em Sobral de Monte Agraço, com Jerónimo de Sousa a sublinhar que a medida não visa as instituições privadas de solidariedade social (IPSS).

"Defendemos que há espaço suficiente para as IPSS continuarem o trabalho meritório que muitas fazem. Não é uma medida contra as IPSS, mas uma responsabilização do Estado por aquilo que deve ser do Estado", esclareceu o líder do PCP e da CDU.

Sobre os custos que a medida poderia acarretar, Jerónimo põe a tónica no factor "investimento": "Há um deve e um haver. Se for do ponto de vista do Ministério das Finanças, acredito que se esteja a medir os custos. Se for do nosso ponto de vista e do ponto de vista social, é um grande investimento que se refletirá positivamente no futuro."

Sondagens: "O nosso resultado está em construção"

Jerónimo de Sousa, que tomou nota da preocupação das educadoras sobre a contagem do tempo de serviço, foi ainda confrontado com a subida das intenções de voto na CDU, que as sondagens vão mostrando, afirmando que "não atribui" grande relevância a esse dado.

"Não atribuo. Acho que não é correto gostar das sondagens que são boas e não gostar das que são más. E, como existem más e boas, tenho sempre esta dúvida latente", desvalorizou

"O que posso dizer, independentemente das sondagens - e com respeito pelos profissionais que as fazem - é que o nosso sentimento é de que o nosso resultado está em construção", rematou Jerónimo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+