Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia autoriza participação de atletas "neutros" nos Jogos de Inverno

12 dez, 2017 - 16:16

Esta permissão surge após o COI ter banido os russos da competição, devido a casos de "doping".

A+ / A-

O Comité Olímpico da Rússia (COR) deu aval para que os atletas do país possam competir com o estatuto de neutros nos Jogos Olímpicos de inverno de PyeongChang 2018, de 9 a 25 de Fevereiro de 2018.

Esta permissão surge após o Comité Olímpico Internacional (COI) ter proibido, na passada semana, a participação da Rússia na competição, devido à "dopagem" institucionalizada no país.

"A opinião de todos que fazem parte foi unânime, que os nossos atletas precisam de estar na Coreia do Sul, de competirem e de ganharem", afirmou o presidente do COR, Alexander Zhukov.

A possibilidade de competirem como neutros teve, também, o apoio do presidente russo, Vladimir Putin. Alguns atletas russos serão convidados pelo COI, mas o COR pretende enviar listas dos que prefere.

"Penso que o COI terá o cuidado para que os melhores recebam os convites. Por exemplo, a nossa equipa de hóquei é constituída pelos melhores jogadores", referiu Zhukov, acrescentando que 200 atletas russos deverão estar nos Jogos.

Segundo o dirigente, este cenário não impede, todavia, a intenção dos russos em apresentarem recursos às ditas sanções do COI.

O COI decidiu impedir a Rússia de participar em PyeongChang 2018 e baniu 31 atletas, devido a "doping" nos Jogos de Inverno de Sochi 2014, tendo todos eles apresentado recursos junto do Tribunal Arbitral do Desporto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+