24 jul, 2018 - 11:59
Uma manifestação de agricultores travou o pelotão e levou à paragem da 16.ª etapa da Volta a França, esta terça-feira. A polícia interveio com gás pimenta e acabou por atingir os próprios ciclistas.
A ordem de neutralizar a tirada veio do diretor da prova, Christian Prudhomme. O pelotão parou nas bermas da estrada e alguns ciclistas tiveram de lavar os olhos. Segundo a ITV4, um polícia tentou repelir um agricultor que lançava fardos de palha para o caminho do pelotão com gás pimenta e, por acidente, acabou por atingir vários ciclistas.
Entretanto, o pelotão foi autorizado a retomar a marcha, a um ritmo controlado e atrás do diretor da corrida. Devido à extensão do pelotão, os ciclistas não perceberam plenamente o que se estava a passar.
Os ciclistas ainda não foram informados de que foram "atacados" por um polícia que tentava lidar com um agricultor zangado, sem calcular o impacto da brisa no trajeto do "spray" - e que, no processo, conseguiu também atingir-se a si mesmo com o gás pimenta.
Mais tarde, a corrida foi retomada em pleno. Segundo o Twitter do Tour, a paragem durou 15 minutos, no total. A conta oficial da prova avisou, ainda, que perturbar a corrida pode valer multa e três anos de prisão.
A 16.ª etapa da Grand Boucle liga Carcassonne a Bagnères-de-Luchon, num percurso de 218 quilómetros. É a mais longa da presente edição da prova e inclui dois prémios de montanha de primeira categoria.
[notícia corrigida às 15h45]
🏁 - 185 km
— Le Tour de France (@LeTour) 24 July 2018
After a 15 minute-long interruption cause by protesters, the race is back on. 🚩
Après une interruption d'une quinzaine de minutes due à une manifestation, la course a repris. 🚩#TDF2018 pic.twitter.com/LC94tTwuPz
#TDF2018 La carrera ha sido neutralizada tras unos 30 km por dos motivos: un bloqueo de la carretera por parte de agricultores y la supuesta utilización de líquidos o gases sobre los corredores. Varios de ellos están siendo atendidos con picor de ojos. pic.twitter.com/lm7V6XEQCb
— Movistar Team (@Movistar_Team) 24 July 2018
Se para la etapa del Tour por una protesta de agricultores. La policía carga con gas lacrimógeno. Así están algunos corredores pic.twitter.com/WbPRBEdanI
— David F. Sanchidrián (@AS_Sanchidrian) 24 July 2018
#UAETeamEmirates @OTroia was one of the affected riders. Racing is now back under way with 181km to go.
— @UAE-TeamEmirates (@TeamUAEAbuDhabi) 24 July 2018
📸 @A.S.O. // Pauline Ballet#TdF2018 pic.twitter.com/uLrRiNMQXf