08 dez, 2020 - 19:47 • José Carlos Silva
Diz o ditado que “De Espanha nem bom vento nem bom casamento”. Com a Seat Leon Sportstourer, esperam-se ventos de feição, e pode até não atrair parceira para casar mas tem espaço para uma futura família.
Exterior
Está longe de ser feia. Antes pelo contrário. E pela feição, o rosto é agressivo, como se gosta, nos carros, entenda-se. Com proporções correctas, tem muito espaço interior, sem que as dimensões exteriores sejam exageradas.
A assinatura luminosa que atravessa o portão traseiro, que de resto já equipa o Leon “carro”, dá-lhe graça, e sobretudo confere segurança adicional sobretudo quando se circula de noite.
Interior
Surpreende pelo espaço, sobretudo nos bancos traseiros. Arrumados, cabem três, mas o ideal é serem dois.
Quatro pessoas a bordo, para uma viagem mais prolongada, seria o ideal. E neste capítulo não há que se preocupar com as malas. A bagageira tem 620 litros de capacidade.
Ao volante, estamos bem sentados, com uma posição de condução correcta.
Motor
Se o seu agregado familiar é de 4 pessoas, se gosta de viajar, e mais importante, se gosta de conduzir, esta pode ser uma opção certa para si.
Mais do que uma mera carrinha para utilizar no dia a dia, oferece a capacidade de transporte para viagens mais longas, e com um motor eficaz. O modelo testado tem as siglas FR 1.5 eTSI, e é um dos mais potentes, com 150 cavalos disponíveis.
Sendo equipado com um sistema mild-hybrid, desliga alguns cilindros, quando não são necessários. Mas nada se nota, nem quando se desligam, nem quando ligam.
Os consumos verificados foram na casa dos 6,2 litros aos 100, o que não é nada mau quando sabemos que a condução foi sobretudo dinâmica e despachada, e onde foi possível cumprir de zero a 100 em 8,7 segundos para uma velocidade máxima de 221 km/h.
O sistema de controlo de faixas pode ser intrusivo numa condução mais dinâmica, mas há sempre a possibilidade de o desligar.
O preço proposto para a versão testada é de quase 40 mil euros.