Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Edward Snowden agradece a Moscovo e critica Obama

01 ago, 2013 - 17:59

“Ao longo das últimas oito semanas vimos a administração Obama mostrar desrespeito total pelo direito nacional e internacional, mas no fim é o direito que está a ganhar”, diz o americano acusado de espionagem.

A+ / A-
Edward Snowden já reagiu publicamente ao facto de Moscovo lhe ter concedido asilo temporário, dizendo que se trata de uma vitória do direito internacional. 

O americano é acusado de espionagem pelos Estados Unidos por ter tornado público um esquema de vigilância americano, que permitia ao Governo ter acesso a comunicações privadas de milhões de pessoas em várias partes do mundo, incluindo na Europa.

Depois de ter fugido para Hong Kong o americano viajou para Moscovo, onde ficou retido durante semanas enquanto aguardava a resposta ao seu pedido de asilo, que chegou, positiva, esta semana.

Snowden, ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) e da CIA, aproveitou o momento para criticar a Administração de Barack Obama: “Ao longo das últimas oito semanas vimos a Aadministração Obama a mostrar desrespeito total pelo direito nacional e internacional, mas no fim é o direito que está a ganhar.”

“Agradeço à Federação Russa por me conceder asilo”, disse ainda.

Snowden estava desde 23 de Junho no aeroporto moscovita.

O ex-espião deu a conhecer que os Estados Unidos levavam a cabo uma vigilância aos registos telefónicos e da internet de milhões de cidadãos para descobrir contactos no exterior de suspeitos de terrorismo.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+