A rede social de fotografias Instagram é a mais recente ferramenta de propaganda do ditador sírio, Bashar al-Assad. Na sua conta, publica imagens ao lado da sua mulher, Asma, e em que ambos sorriem, abraçam e são abraçados pelo povo.
Apesar de ser Presidente de um país assolado pela guerra civil, as suas fotos não revelam cidades destruídas ou vítimas do conflito iniciado em Março de 2011.
Aberta na semana passada, a conta da Presidência síria exibe, sim, o casal a conversar com pessoas em hospitais, sempre com feições de afecto e tranquilidade.
Segundo as contas da ONU, 100 mil pessoas já perderam a vida no conflito sírio. Mais de um milhão fugiu do país.
O Governo norte-americano já reagiu e criticou, na quarta-feira, a abertura da conta na rede social de fotografias, considerando-a "uma manobra de relações públicas desprezível".
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.