Assad usa força aérea para defender território leal ao regime
10 ago, 2013 - 12:43
Os rebeldes continuam a avançar na região de Latakia, berço da comunidade alauita e da própria família Assad. A Síria está cada vez mais dividida em três zonas distintas.
O regime Sírio está a recorrer à força aérea para tentar defender a região de Latakia, que é considerada um baluarte de apoio a Bashar al-Assad mas onde os rebeldes estão a ganhar terreno.
Após cerca de uma semana de avanços nesta zona montanhosa, os rebeldes foram alvo de bombardeamentos aéreos em Salma, uma aldeia sunita numa zona onde predomina a seita alauita, de onde vem a família Assad, que governa o país há mais de quatro décadas.
Os alauitas são uma vertente do islão xiita e compõem cerca de 10% da população, mas dominam os aparelhos do Estado e a maioria apoia Assad se não por convicção, pelo menos por medo de eventuais retaliações caso o regime caia nas mãos dos rebeldes, que são na sua esmagadora maioria sunitas, bem como cerca de 75% da população.
Ao fim de mais de dois anos de guerra civil, que já fez mais de 100 mil mortos, a Síria está cada vez mais dividida em três zonas diferentes. O Regime continua a dominar o centro e sul do país, enquanto os rebeldes controlam grande parte do norte, junto à fronteira com a Turquia. Há ainda um canto no nordeste, que é território curdo, que vai ganhando traços de autonomia.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.