A central nuclear de Fukushima voltou a verter água radioactiva. A empresa responsável pela central, a Tokyo Electric Power (Tepco), reconhece que, pelo menos, 300 toneladas de água altamente radioactiva foram encontradas.
A agência japonesa Kyodo revela que a água está a emitir 100 millisieverts de radiação por hora, o que, segundo o director-geral da Tepco, Masayuki Ono, é equivalente à exposição a que um trabalhador da central está sujeito em cinco anos.
Um porta-voz da central japonesa diz que a água se infiltrou no solo, mas a Autoridade de Regulação Nuclear teme que tenha seguido para o mar, em frente à fábrica.
A central de Fukushima, no Japão, foi atingida por um sismo de 9.0 na escala de Richter e por um tsunami a 11 de Março de 2011, o que causou a pior crise nuclear do século.
Há pouco tempo, tomou medidas de protecção, depois do aviso de que estava a verter, todos os dias, cerca de 300 toneladas de água radiactiva para o mar, mas o incidente voltou a acontecer e a água saiu dos tanques de arrefecimento dos reactores da fábrica japonesa.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.