O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou esta quarta-feira à resolução do conflito da Síria através das vias diplomáticas e, pediu tempo para que os inspectores da ONU, que investigam o uso de armas químicas em Damasco, terminem a missão.
"Dêmos uma oportunidade à paz, dêmos uma oportunidade à diplomacia", disse Ban Ki-moon, em Haia, onde vai acompanhar as celebrações do primeiro centenário do Palácio da Paz, sede do Tribunal Internacional de Justiça (CIJ), considerado como o mais alto órgão judicial das Nações Unidas.
Ban Ki-moon sublinhou que a equipa da ONU que investiga o suposto ataque químico da semana passada nos arredores de Damasco precisa de tempo "para executar o trabalho".
O secretário-geral da ONU acrescenta, no entanto, que uma eventual operação militar na Síria tem que passar pela decisão do Conselho de Segurança da organização.
Desde que começou a guerra civil na Síria, há mais de dois anos, mais de 100 mil pessoas morreram, segundo dados das Nações Unidas.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.