02 set, 2013 - 19:44
A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla inglesa) espiou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, avança a Rede Globo.
O programa “Fantástico” da Rede Globo apresentou, na última noite, um documento da NSA com o registo das comunicação entre Dilma e os seus principais conselheiros e destes com terceiros.
O actual presidente do México, Enrique Pena Nieto, também terá sido espiado pela secreta norte-americana, quando ainda era candidato.
A Rede Globo divulgou um documento com mensagens escritas enviadas em Junho do ano passado, onde Pena Nieto falava sobre os nomes de futuros ministros.
Os documentos do programa “Fantástico” foram entregues ao jornalista Glenn Greenwald por Edward Snowden, antigo funcionário da NSA, que revelou ao mundo um programa ultra-secreto de vigilância de milhões de pessoas através da internet e de registos telefónicos.
O governo do Brasil já pediu esclarecimentos ao embaixador norte-americano. O ministro brasileiro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diz que, a confirmarem-se as suspeitas de espionagem a Dilma Rousseff, trata-se de uma situação “muito grave”, que e constitui “uma clara violação da soberania brasileira”.