Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Atacar a Síria só com autorização da ONU, diz secretário-geral

03 set, 2013 - 20:53

Ban Ki-moon considera, no entanto, que o uso de armas químicas, a confirmar-se, não pode ficar impune.<BR>

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reafirma que o uso de força só é legal quando é em legítima defesa ou com autorização do conselho de segurança das Nações Unidas.

Ban Ki-moon adianta que os inspectores das Nações Unidas confirmam o uso de armas químicas na Síria e que o conselho de segurança deve ultrapassar as suas diferenças e actuar. 

“O uso de armas químicas por alguma das partes, seja qual for a circunstância, será uma violação séria do direito internacional e um escandaloso crime de guerra que não pode ficar impune”, disse.

O homem forte da ONU respondia aos jornalistas numa altura em que os Estados Unidos estão a preparar uma intervenção militar contra o regime de Bashar al-Assad, na Síria, depois de alegadamente terem sido utilizadas armas químicas contra civis no dia 21 de Agosto nos arredores de Damasco, um ataque que fez mais de 1400 mortos.

A administração Obama procura aliados para a ofensiva "apropriada, proporcional e limitada” mas admite avançar sozinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+