Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ex-ministro da Defesa poderá ter desertado da Síria

05 set, 2013 - 12:17

A confirmar-se, a fuga de Ali Habib Mahmud para a Turquia representa um duro golpe para Assad, em vésperas de um anunciado ataque por parte dos Estados Unidos.

A+ / A-
O ex-ministro da Defesa da Síria, Ali Habib Mahmud, poderá ter desertado, fugindo para a Turquia.

A notícia foi divulgada por um membro da oposição, mas carece ainda de confirmação e já foi desmentida pelo regime de Damasco. As autoridades turcas também não confirmaram a notícia.

Caso seja verdade, a deserção de Ali Habib representa um tremendo golpe para o regime, não só pelo alto cargo militar, mas também pelo facto de se tratar de um alauita, membro da mesma seita xiita a que pertence Assad.

Os alauitas são uma minoria de cerca de 10% na Síria, mas dominam os aparelhos do Estado. A esmagadora maioria dos opositores vêm da maioria sunita.

Ali Habib tornou-se ministro da Defesa em 2009 e foi substituído em Agosto de 2011 por um cristão, Dawoud Rajha, que foi assassinado pela oposição em Julho de 2012.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+