Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Síria aceita colocar armas químicas sob controlo internacional

10 set, 2013 - 14:48

França vai levar ao Conselho de Segurança da ONU uma proposta de resolução nesse sentido. Presidente dos Estados Unidos anuncia esta terça-feira o plano de intervenção na Síria.

A+ / A-

O primeiro-ministro sírio, Wael al Halki, confirma que a Síria aceita a proposta russa para colocar o arsenal de armas químicas do país sob controlo internacional.

As declarações foram feitas à televisão síria a poucas horas da comunicação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao país.

Esta terça-feira em Paris, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, anunciou que a França vai levar ao Conselho de Segurança da ONU uma proposta de resolução nesse sentido. O texto deve ainda exigir à Síria que aceite o desmantelamento de todas as armas químicas.

Em Moscovo, o chefe da diplomacia russa diz que está a trabalhar em conjunto com o regime de Bashar Al Assad num plano concreto, claro e eficaz para colocar sob controlo internacional todas as armas químicas sírias.

A proposta foi lançada na segunda-feira, mas esta terça-feira o porta-voz do presidente Vladimir Putin garante que a ideia foi discutida a semana passada com Barack Obama durante a cimeira do G20. 

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+