Governo americano pode fechar nas próximas semanas
20 set, 2013 - 16:56
Congresso aprovou financiamento que permitirá ao Governo manter as portas abertas, mas com a condição de pôr fim ao “ObamaCare”, o que os democratas não vão aceitar.
O Governo dos Estados Unidos pode ter de fechar portas nas próximas duas semanas por falta de financiamento. Em causa está o debate sobre o aumento do tecto da dívida pública: o executivo precisa de mais dinheiro mas republicanos e democratas não se entendem sobre o aumento da dívida.
Esta sexta-feira o congresso, dominado pelos republicanos, aprovou legislação que permite financiar o Governo durante mais dois meses, mas os novos fundos chegam com uma condição: a retirada de financiamento à reforma do sistema de saúde conhecida como “ObamaCare”.
O resultado é que a legislação será certamente chumbada pelo Senado, ou vetada se chegar à Casa Branca, deixando o Governo sem dinheiro para pagar as contas no espaço de cerca de duas semanas.
Os republicanos contestam a obrigatoriedade de comprar seguros de saúde, imposta pelo “ObamaCare”. A Igreja Católica, que apoiou o projecto no início, contesta a obrigatoriedade desses mesmos seguros de saúde cobrirem serviços abortivos e contraceptivos.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.