Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Irão oferece-se como mediador da crise síria

20 set, 2013 - 10:31

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, defende a criação de "uma atmosfera em que os povos da região possam decidir os seus próprios destinos".

A+ / A-

O presidente do Irão, Hassan Rouhani, ofereceu-se como medidador da crise na Síria.

"Declaro que o meu Governo está pronto para ajudar a facilitar o diálogo entre o Governo sírio e a oposição", disse Rouhani, em entrevista ao diário norte-americano ‘The Washington Post’, sem, contudo, adiantar detalhes sobre o modo como poderia levar a cabo a mediação 

O líder iraniano condenou o quadro de violência extrema que se vive na Síria e defendeu a criação de "uma atmosfera em que os povos da região possam decidir os seus próprios destinos".

Numa outra entrevista, esta ao jornal britânico ‘The Guardian’o vice-primeiro-ministro sírio, Qadri Jamil, apontou que "nenhuma das partes em conflito está em posição de vencer no campo de batalha" e chamou a atenção para o facto de a economia do país se encontrar "numa situação catastrófica".

Na eventualidade de se realizar uma conferência para a paz em Genebra, na Suíça, Qadri Jamil diz que, a ser aceite pela oposição, um cessar-fogo teria de ser regulado internacionalmente por uma força de manutenção da paz coordenada pelas Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+