Senador norte-americano discursa mais de 21 horas contra "Obamacare"
25 set, 2013 - 16:10
Para ocupar tempo e obstruir os trabalhos no Senado, o político republicano recorreu a passagens de livros infantis e fez analogias com filmes da saga Guerra das Estrelas.
O senador republicano norte-americano Ted Cruz passou a tarde de ontem, a noite e a manhã desta quarta-feira a falar num discurso de 21 horas e 19 minutos contra o “Obamacare”, o novo sistema de saúde proposto pelo presidente Barack Obama.
No Senado em Washington, Ted Cruz arrancou a maratona discursiva às 19h41 portuguesas na terça-feira e só parou para responder a perguntas. Pelo meio, citou passagens de livros infantis e fez analogias com filmes da saga Guerra das Estrelas.
A técnica chama-se “filibuster”, mas o senador acabou por não bater o recorde de horas de discurso seguidas na câmara norte-americana, mantido pelo senador Strom Thurmond, que discursou 24 horas e 18 minutos contra a lei dos direitos civis em 1957.
O objectivo era esgotar os prazos e tirar tempo a outros trabalhos e evitar a votação do pacote de reforma legislativa.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.