Síria entregou dentro do prazo programa para destruição do arsenal químico
27 out, 2013 - 11:57
Em Agosto, nos arredores de Damasco, forças leais a Bashar al-Assad terão utilizado armas químicas contra civis. A guerra civil dura há mais de dois anos, já fez mais de 110 mil mortos e dois milhões de refugiados.
A Organização para a Interdição de Armas Químicas (OIAC) anunciou este domingo que recebeu, dentro do prazo, o programa de destruição do arsenal químico solicitado à Síria.
"A OIAC confirma que a República Árabe Síria [lhes] submeteu na quinta-feira, 24 de Outubro, a declaração inicial formal do seu programa de armas químicas", indicou a Organização, em comunicado citado pela France Presse, sublinhando que "a Síria cumpriu o prazo", que terminava hoje.
Esta declaração "permite estabelecer o plano para uma destruição sistemática, integral, e proceder à verificação integral de armas químicas declaradas, bem como de instalações de produção e armazenamento", acrescentou a OIAC, sediada em Haia, na Holanda.
No final de Setembro o Conselho de Segurança já tinha aprovado uma resolução exigindo a eliminação do arsenal químico sírio até meio do próximo ano.
A guerra civil na Síria dura há mais de dois anos, já fez mais de 110 mil mortos e dois milhões de refugiados. Em Agosto, nos arredores de Damasco, forças leais a Bashar al-Assad terão utilizado armas químicas contra civis.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.