26 ago, 2015 - 14:51
O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso compara Donald Trump, candidato a candidato a Presidente dos Estados Unidos, aos "políticos palhaços" que existem na Europa.
Numa aula na Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, Durão Barroso manifestou-se preocupado por Trump liderar as sondagens do Partido Republicano, apesar das suas declarações "xenófobas e racistas contra os mexicanos".
"Nós, na Europa, temos alguns políticos palhaços, mas normalmente reconhecemos como tal, o caso daquele líder em Itália, o senhor [Beppe] Grillo, que é mesmo palhaço profissional", atirou o antigo primeiro-ministro.
"Mas nos Estados Unidos temos à frente das sondagens do Partido Republicano alguém que não sei como hei-de qualificar", admitiu Durão Barroso.
De acordo com o barómetro Reuters/Ipsos, o multimilionário Donald Trump é o candidato mais bem colocado à nomeação do Partido Republicano, com 30% das preferências e uma vantagem de 20 pontos para Jeb Bush.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para Novembro de 2016.
Durante a sua intervenção também se referiu à vaga de migrantes. Para Durão Barroso, a União Europeia deve ter uma política de portas abertas, mas não escancaradas em relação aos migrantes e refugiados.
Na opinião do antigo presidente da Comissão Europeia, Bruxelas tem feito o seu papel. "São os governos europeus que não estão a ser capazes de se entender".