Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mais de 500 mil migrantes entraram na UE em 2015

15 set, 2015 - 12:10

Balanço é avançado pela agência europeia de controlo de fronteiras - a Frontex.

A+ / A-

Mais de meio milhão de migrantes foram registados nas fronteiras da União Europeia desde o início do ano. É o dobro dos 280 mil contabilizados ao longo de 2014, informou a agência europeia de controlo de fronteiras - Frontex.

"Mais de 500 mil migrantes foram detectados em fronteiras europeias nos primeiros oito meses deste ano, depois de em Agosto ter sido registado o quinto recorde consecutivo com 156.000 pessoas a atravessarem fronteiras europeias", lê-se num comunicado.

O texto precisa que em todo o ano de 2014 o número de migrantes registado foi de 280.000.

Este número surge um dia depois de a União Europeia ter alcançado um “acordo de princípio” para acolher mais 120 mil refugiados, não havendo, contudo, decisão sobre como distribuir essas pessoas. O anúncio foi feito pelo através da rede social Twitter pelo Governo do Luxemburgo, que está na presidência rotativa da UE. Foi marcado um novo encontro para 8 de Outubro.

Cimeira extraordinária na próxima semana

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que a Alemanha e a Áustria pediram ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a realização de uma cimeira europeia extraordinária sobre a crise migratória na próxima semana.

A governante alemã referiu nomeadamente a necessidade de os líderes europeus abordarem questões como a ajuda aos países de origem dos refugiados ou a criação de centros provisórios de acolhimento e registo nas fronteiras externas da União Europeia.

Mais de 430 mil refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde Janeiro e perto de 2.770 morreram ou são considerados desaparecidos, revelou na semana passada a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A última avaliação efectuada pela organização internacional, com sede em Genebra, especifica que 2.748 estão mortos ou são considerados desaparecidos no mar durante estas travessias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+