Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estado Islâmico confirma morte de número dois em Agosto

13 out, 2015 - 19:05

Num discurso divulgado nas redes sociais, o porta-voz do grupo apela à guerra santa contra os “cruzados” EUA e Rússia.

A+ / A-

Quase dois meses depois da Casa Branca ter avançado com a notícia, o autoproclamado Estado Islâmico confirmou esta terça-feira a morte do seu número dois.

Fadhil al-Hayali foi abatido em Agosto, perto da cidade iraquiana de Mossul, quando a viatura em que seguia foi atingida por disparos de um "drone" norte-americano.

Al-Hayali era o braço direito de Abu Bakr Al-Baghdadi, que que se intitula Califa e líder dos jihadistas do Estado Islâmico, e teria como principal função a gestão do material militar e dos militantes que se encontram no Iraque e na Síria.

Quase dois meses depois, a informação foi confirmada esta terça-feira através de sites conotados com o movimento jihadista.

Também esta terça-feira o grupo jihadista apelou a todos os seus militantes e simpatizantes para se juntarem à “guerra santa” contra a Rússia e os Estados Unidos.

“Jovens islâmicos em todo o mundo, iniciem jihad contra os russos e os americanos na sua cruzada contra os muçulmanos”, afirmou o porta-voz Mohammad al-Adnani, no seu discurso divulgado nas redes sociais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+