Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"A fazer exames a toda a hora", Luaty resiste há 29 dias sem comer

19 out, 2015 - 17:03

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal está a fazer contactos para visitar o activista.

A+ / A-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal está a fazer contactos para visitar Luaty Beirão, “rapper” e activista dos direitos humanos que está há 29 dias em greve de fome em Angola.

Em resposta à Renascença, o gabinete de Rui Machete confirma que se mantêm os contactos com as autoridades angolanas e com a família do activista.

Luaty Beirão (conhecido no meio hip-hop como Ikonoklasta e Brigadeiro Mata-Frakus) é cidadão luso-angolano, tem passaporte português, mas é tratado pela justiça angolana como cidadão nacional. O Governo português diz que está a acompanhar a situação, desde o início.

Luaty, de 33 anos, é um dos 15 jovens angolanos encarcerados em Junho e formalmente acusados, desde 16 de Setembro, de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente angolano, um crime que admite liberdade condicional até serem julgados.

Denunciando que está detido ilegalmente, por se ter esgotado o prazo máximo de 90 dias de prisão preventiva (20 de Junho a 20 de Setembro) sem nova decisão do tribunal de Luanda, Luaty Beirão, também engenheiro de formação, entrou em greve de fome.

Transferido de um hospital-prisão da capital angolana para uma clínica privada ao 25.º dia de greve, o activista luso-angolano já não se desloca pelos próprios meios, embora se mantenha lúcido, segundo a sua mulher, Mónica Almeida.

A embaixada portuguesa em Luanda recebeu, na semana passada, os familiares dos detidos. São 15 ao todo, dos quais foram transferidos 14 para o hospital-prisão. Luaty Beirão está numa clínica para ter garantido o acompanhamento médico necessário, tendo em conta o seu estado de saúde.

"Exames a toda a hora"

Luaty encontra-se estável e a receber visitas, afirmou à Renascença o luso-angolano Pedro Coquenão, também ele músico (enquanto Batida) e amigo do activista. Coquenão encontra-se em Luanda para acompanhar o amigo e a família.

“Está todos os dias a fazer exames a toda a hora. Estão constantemente a medir tudo o que são sinais vitais dele. Está a soro, como já está há algum tempo – não o tempo que deveria. O soro que ele toma é o soro básico – não é o soro com nutrientes, é o soro que é considerado fazer parte da greve de fome (serve apenas para hidratar, sem ele não estaria entre nós há muito tempo)”, diz ao telefone.

“Ele está OK, está estável. O resultado destes exames dão resultados normais para quem está sem comer há tantos dias”, acrescenta.

Pedro Coquenão conta que Luaty tem recebido visitas de amigos e familiares, bem como cartas e mensagens de apoio. Na clínica, foi visitado por uma delegação da União Europeia, que inclui uma representante de Portugal.

“Houve uma visita de uma comitiva de embaixadores da UE", confirma. “O conteúdo da conversa foi saber como é que ele se sentia, a determinação em continuar com a greve de fome e as razões. Quiseram, no fundo, ter um esclarecimento cara a cara”, diz.

Pedro Coquenão reforça que esta greve de fome é pela libertação de Luaty e dos 14 jovens presos desde Junho para que possam aguardar julgamento em liberdade. Um deles, Albano Bingo-Bingo, está também em greve de fome.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 02:20
    esta e para o senhor bastos hoje ainda nao escutei radio renascença!Esta tarde fui a setubal ao medico na sala de espera havia uma televisao na minha frente estava sentada uma senhora a ler um livro de fatima lopes a televisao estava ligada na tvi a senhora continuou a ler o livro e quem assiitiu ao programa de fatima lopes fui eu ela nunca levantou a cabeça penso que senhora gosta de fatima lopes mas nao gosta do programa!
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 01:51
    eu gostava de saber quem sao os professores ou alunos que os estao escutar a esta hora noite??
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 01:31
    se o governo cair caiu!
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 01:25
    eu nao me interessa de areas juridicas eu gosto e de gente seria!Ate podem ser comunistas desde que sejam serios tem aqui uma amiga!
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 01:19
    eu estou cansada mas ainda nao estou maluca e lembro-me muito bem de antonio costa dar os parabens a coligaçao na noite eleitoral e dizer que estava disposto a colaborar so que depois deu o dito por nao dito !
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 01:14
    eu agora ate estou a começar a compreender o senhor cavaco em demorar tanto tempo a tomar uma decisao ele nao estava a contar com tanto aldrabao!
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 00:37
    eu nao sou obrigada a votar nas proximas eleiçoes ja que desta vez parece-me que nao fui la fazer nada!
  • rosinda
    20 out, 2015 palmela 00:09
    sou uma mulher de sorte a tanto tempo que nao via o 5 pra meia noite e esta la o dr poiares maduro!
  • rosinda
    19 out, 2015 palmela 23:13
    eu quando fui votar nunca pensei que coligaçao ganha-se com uma maioria absuta!Alias as sondagens nao apontavam para isso!
  • rosinda
    19 out, 2015 palmela 22:41
    realmente nao vale perder tempo com o pros e contras!

Destaques V+