Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espanha. Detida jovem mulher que tentava juntar-se ao grupo Estado Islâmico

20 out, 2015 - 10:26

Até 20 de Setembro, 130 pessoas deixaram Espanha para se juntarem a grupos jihadistas.

A+ / A-

A Guarda Civil espanhola deteve no aeroporto de Barajas, Madrid, uma mulher, de 22 anos, pela sua alegada relação com grupos terroristas.

A espanhola, com residência em Huelva, tinha intenção de viajar para a Turquia e, depois, deslocar-se para a Síria para integrar as fileiras do autodenominado Estado Islâmico, informou o Ministério do Interior.

A jovem tinha-se recentemente convertido ao islão e mantinha contacto, através da Internet, com elementos radicais, segundo o comunicado.

Fontes da luta antiterrorista citadas pela agência Europa Press informaram que, até 20 de Setembro, 130 pessoas deixaram Espanha para se juntarem a grupos jihadistas, noticia o jornal espanhol "El Pais".

Um relatório das Nações Unidas revelou que cerca de 15 mil voluntários de mais de 80 países, um número "sem precendentes", viajaram para a Síria e Iraque para ingressar nas fileiras jihadistas.

Uma pesquisa britânica identificou "o desejo de aventura, tédio, insatisfação com a sua vida e falta de perspectivas" em todos os que optaram por abandonar as suas famílias e ir para a Síria.

O especialista em Ciência das Religiões Paulo Mendes Pinto defendeu que a adesão de jovens ocidentais ao radicalismo do Estado Islâmico traduz o falhanço da educação europeia e está a atingir o ego da Europa.


O que é o Estado Islâmico?




Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Açor
    20 out, 2015 açorlindo 12:44
    Só espero que muitos destes que se juntam ao estado islâmico, pelos motivos que apresentem, consigam encontrar ao contrário do que esperem um inferno e que se arrependem de tal forma que a única coisa que possam fazer para este arrependimento que seja de descarregar em lágrimas, não passam de gente sem escrúpulos com instinto assassino, que só vêm vontade de viver pelo poder das armas e do mal. Covardes! Porque não mostrem a sua valentia num ringue de boxe? E então estas mulheres que se juntam, coitadas! São tão fracas de inteligência e ingenuas ao ponto de pensarem que vão para o paraíso. Quantas delas não pedem a alá que pelo menos as deixem chorar atrás da cobertura? É triste ver neste ser humano um nível tão baixo de inteligência que fica abaixo de um animal. mesmo dos mais pequenos. Ainda no sec. XXI. Que tristeza de gente que anda neste mundo...

Destaques V+