Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Refugiados. Comissão Europeia convoca cimeira mas não convida Portugal

21 out, 2015 - 10:43

O alto comissário da ONU para os Refugiados também foi convocado para ir a Bruxelas. Portugal tem disponibilidade imediata para receber 100 requerentes de asilo. Primeiro grupo inclui pessoas da Síria, Eritreia e Iraque.

A+ / A-

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, convocou esta quarta-feira dez chefes de Estado e de Governo para uma cimeira a realizar em Bruxelas no domingo. O objectivo é discutir a situação de emergência relacionada com os fluxos migratórios.

Jean-Claude Juncker quer acordar medidas operacionais que possam ser imediatamente implementadas.

Os países convocados foram a Áustria, a Bulgária, a Croácia, a Alemanha, a Grécia, a Hungria, a Roménia, a Eslovénia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia e Sérvia – dois países não membros da União Europeia, mas que têm servido de porta de entrada de refugiados na Europa.

Portugal não foi convocado. Na terça-feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a existência de disponibilidade imediata para receber 100 requerentes de asilo e afirmou que o primeiro grupo inclui 100 pessoas provenientes da Síria, Eritreia e do Iraque.

O alto comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, foi convidado a estar presente na cimeira.

Esta quarta-feira, pela primeira vez desde o início da crise migratória, um grupo de migrantes chegou directamente a solo britânico. Quatro embarcações com mais de 200 pessoas chegaram de manhã a uma base militar britânica na ilha de Chipre.

O Chipre não era, até agora, um dos destinos dos migrantes, devido ao seu isolamento geográfico face à Europa. A base de Akrotiri é utilizada pela força aérea britânica para bombardear posições do Estado Islâmico no Iraque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • NICA
    21 out, 2015 XAI XAI 16:52
    USA S
  • O Coelho
    21 out, 2015 Pt 16:14
    Deixou de ser lebre!...já não precisam dele!
  • Spinus Portugal
    21 out, 2015 Santarém 14:38
    Não percebo o ênfase dado ao não convite de Portugal. Afinal só foram convidados os países que estão a lidar com os refugiados em primeira linha...
  • Deportado
    21 out, 2015 Caldas 14:30
    Mas convidar Portugal para quê? Portugal receberá tantos refugiados quantos aqueles que a sra Merkel determinar, e que ninguém bufe! E mais, todos esses refugiados já têm à sua espera verdadeiros hotéis com tudo incluído (pelo menos mil casas novas, equipadas com tudo!). Quem me dera ser refugiado!
  • Como é possível ?
    21 out, 2015 Lisboa 14:07
    Portugal tem sido um País pequenos que ajuda outros Povos em situações de guerras e catástrofes e pelo que tenho conhecimento somos muito bem vistos nessa área. É de lamentar que a Comunidade ponha à parte Portugal neste assunto ainda para mais, é um dos Países da Europa que vai recolher refugiados. Como é possível esta situação? Porquê? Não há quem esteja no Governo que faça essa pergunta aos responsáveis da Comissão Europeia? Estando o Sr.Guterres na reunião, já agora, porque não faz esse reparo? Os Portugueses gostavam de saber ...
  • Alberto Martins
    21 out, 2015 Lisboa 12:58
    Bem visto João. Rui estás distraido. Não é por não ter sido convidado que Portugal não irá receber a sua quota de refugiados...
  • Rodolfo
    21 out, 2015 porto 12:55
    Naturalmente, não se convidam cães de colo para tomadas de decisões. Portugal come e cala. Afinal, somos o "bom aluno"...
  • Rui Augusto Cruz
    21 out, 2015 Lagoa 12:18
    Ainda bem que não fomos convidados. Quanto a refugiados podem ficar todos com eles, pois nós não precisamos, já temos os nossos.
  • Joao Sem Paciencia
    21 out, 2015 lx 11:32
    Acho mal Portugal não ter sido convidado. Afinal somos dos Países que mais contribuimos com refugiados. Só no ano passado foram 500000.

Destaques V+