Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Membros de rede jihadista detidos em vários países europeus

12 nov, 2015 - 17:14

São suspeitos de associação terrorista e de planear na Noruega e noutros países europeus.

A+ / A-

Vários suspeitos de ligação à rede jihadista Krekar foram detidos numa operação conjunta levada a cabo pelas polícias de vários países europeus.

As buscas visaram 17 suspeitos em vários países. Seis pessoas foram detidas em Itália, quatro no Reino Unido e três na Noruega.

Alguns detidos nesta operação terão viajado para a Síria e para o Iraque, recentemente, e combatido ao lado dos radicais do autoproclamado Estado Islâmico.

Os suspeitos foram acusados de associação terrorista, avança a agência italiana de notícias ANSA.

Três homens são suspeitos de planear ataques na Noruega e noutros países europeus, indica a política italiana.

Esta rede estaria também a preparar uma acção para libertar o seu líder, o mullah Krekar, que se encontra preso na Noruega.

Krekar é um iraquiano curdo, que fundou em 2001 grupo radical islâmico Ansar al-Islam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    12 nov, 2015 Cacém 19:54
    O Mullah Krekar é o líder do grupo radical islâmico Ansar al-Islam. Inicialmente, este grupo era "patrocinado" por Saddam Hussein para fazer a "vida difícil" aos curdos, o que conseguiu, com vários ataques terroristas. Em 2003 veio a invasão do Iraque e recentemente, parece que 80% dos seus membros se uniram ao EI. "Refugiado" na Noruega, acabou por ser preso. Há pedidos de extradição para o Iraque, mas.....Foram Recusados! A Noruega receia que este Sr. seja TORTURADO ou até EXECUTADO se for extraditado! Os Direitos Humanos, enfim, a conversa habitual.......

Destaques V+