Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cameron considera que ataque ao Reino Unido é “muito provável”

14 nov, 2015 - 15:29

O primeiro-ministro britânico mantém o nível de alerta no segundo mais alto e expressa solidariedade com o povo francês. Ataque a Paris demonstra que a ameaça do Estado Islâmico está a evoluir, diz.

A+ / A-

David Cameron considera que um ataque ao Reino Unido, na sequência do que se passou em Paris, na noite de sexta-feira, é “muito provável”.

Num discurso este sábado o primeiro-ministro disse que o nível de alerta no país vai permanecer no segundo mais alto.

“Acabo de presidir a uma reunião do ‘cobra’ para avaliar a situação de segurança no Reino Unido. O nível de emergência já está no segundo nível mais elevado, o que significa que um ataque é ‘muito provável’ e vai permanecer assim.”

“A nossa polícia e as agências de informação estão a trabalhar continuamente e a fazer tudo para nos manter seguros e à luz dos ataques de ontem, naturalmente vamos rever os nossas planos e garantir que aprendemos as lições apropriadas”, diz Cameron.

O primeiro-ministro expressou a sua solidariedade com os franceses, depois dos múltiplos ataques terroristas que ontem mataram mais de 120 pessoas e fizeram cerca de 300 feridos.

“A minha mensagem para o povo francês é simples: nós estamos solidários convosco, estamos todos unidos.”

“Fica claro que a ameaça do Estado Islâmico está a evoluir. Os ataques de ontem à noite sugerem um novo nível de coordenação e de planeamento e uma ambição maior para ataques com muitas vítimas. E nós temos de reconhecer que, por muito fortes que sejamos e por mais que nos preparemos, nós no Reino Unido enfrentamos a mesma ameaça”, sublinha David Cameron.

“É por isso que encorajamos a população a permanecer vigilante e faremos todo o possível para apoiar as nossas forças policiais e agências de inteligência com todos os recursos de que precisem”, apelou o primeiro-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+