Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Alemanha contrata mais de oito mil docentes para milhares de crianças refugiadas

28 dez, 2015 - 16:10

Um milhão de pessoas chegou desde Janeiro à Europa, na esmagadora maioria através do Mediterrâneo.

A+ / A-

A Alemanha contratou 8.500 professores para fazer face ao número de crianças refugiadas em idade escolar, que estão a chegar ao país.

De acordo com a edição do jornal “Die Welt”, foram criadas mais de oito mil turmas e contratados 8.500 professores, em todo o país, para ensinarem a língua a 196 mil crianças, das 325 mil que entraram na Alemanha.

“A administração escolar e educativa nunca tinha sido confrontada com um desafio desta dimensão. Temos de aceitar que esta situação de excepção será a regra por muito tempo”, afirmou ao jornal o responsável do conselho de Educação, que agrupa os representantes dos diferentes Estados-região alemães.

No entanto, o número poderá chegar aos 20 mil educadores a serem recrutados.

Um milhão de migrantes chegou desde Janeiro à Europa, na esmagadora maioria através do Mediterrâneo, segundo o último balanço da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

"Até 21 de Dezembro, cerca de 972.000 tinham atravessado o mar Mediterrâneo, segundo números do ACNUR. Além desses, a OIM calcula que mais de 34.000 chegaram à Bulgária e à Grécia após terem atravessado a Turquia", indicaram as duas organizações num comunicado conjunto.

"O total representa o fluxo migratório mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial" na Europa, explicou a OIM numa outra nota enviada aos meios de comunicação social. Em 2014, mais de 219.000 migrantes tinham atravessado o Mediterrâneo.

A OIM informou ainda que 3.692 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas naquele mar durante o corrente ano.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Calma!
    28 dez, 2015 Lisboa 17:23
    Um desafio que a Alemanha vai vencer porque continua a ser um modelo, em termos de organização e planeamento. Parabéns, Sra. Chanceler. E faço votos para que se torne a futura Presidente da Alemanha, e o Sr. Schäuble o futuro Chanceler. O mundo precisa de uma Alemanha vigorosa. E agora, expludam de raiva com o meu comentário, adeptos das "geringonças" de esquerda! Vocês não irão longe! Nem aqui, nem em lado nenhum. E cá estaremos para ver se eu tenho, ou não, razão!

Destaques V+