28 dez, 2015 - 19:20
O líder do Ciudadanos, Albert Rivera, fecha a porta a uma coligação com o Partido Popular (PP), mas promete ser uma oposição responsável ao próximo Governo de Espanha.
Albert Rivera reuniu-se esta segunda-feira com o primeiro-ministro e líder do PP, Mariano Rajoy, para tentar resolver o impasse político criado pelo resultado das eleições de 20 de Dezembro.
O líder do Ciudadanos, o quarto partido mais votado, disse a Rajoy que não pode contar com ele para formar Governo.
“Vamos esperar para ver se há possibilidades de começar esta legislatura. Estamos abertos ao diálogo com os outros partidos políticos e a ouvir também o Partido Socialista e as suas propostas, mas traçando uma linha vermelha que não vamos ultrapassar”, começou por referir Albert Rivera, aos jornalistas.
A união de todos os espanhóis não é negociável, sublinhou. “A soberania consiste no conjunto do povo espanhol e nos territórios. Portanto, nós não apoiaremos, em qualquer circunstância, nenhuma fórmula, nenhum Governo que pretenda dividir Espanha ou colocar em causa a soberania nacional e a igualdade entre todos os espanhóis”, assegurou.
“Nesse sentido, disse a Mariano Rajoy que estaremos na oposição e que não vamos apoiar o seu Governo. Vamos fazer uma oposição responsável”, garantiu o líder do Ciudadanos.
Mariano Rajoy também recebeu esta segunda-feira o líder do Podemos. Pablo Iglésias garantiu que, haja o que houver, não vai permitir a constituição de um Governo do Partido Popular, com ou sem Mariano Rajoy.
O PP ganhou as eleições de dia 20, mas não conseguiu revalidar a maioria absoluta e tenta agora chegar a acordos que permitam uma solução governativa estável.