Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Arábia Saudita corta relações com o Irão

03 jan, 2016 - 20:30

Embaixador iraniano tem 48 horas para deixar o país.

A+ / A-

A Arábia Saudita cortou relações com o Irão e deu 48 horas para que o embaixador iraniano deixe o país.

Os sauditas reagem assim ao que chamam de “ingerência na vida interna do país” depois de Teerão se ter queixado com veemência, no sábado, da morte de 47 pessoas xiitas, incluindo um líder religioso.

Em sentido contrário, os diplomatas sauditas já deixaram o Irão e estão no Dubai, depois de a embaixada saudita ter sido atacada, também no sábado.

A execução do imã xiita Nimr Al-Nimr, uma das 47 pessoas condenadas à morte por terrorismo na Arábia Saudita, está a aumentar a tensão sectária no Médio Oriente.

Nimr al-Nimr, que passou mais de uma década a estudar teologia no Irão, foi o impulsionador dos protestos xiitas contra o Governo saudita desde 2011.

Após a sua execução, os protestos estenderam-se a vários países vizinhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    04 jan, 2016 lisboa 05:49
    Esse xiita foi o impulsionador de protestos contra o governo saudita. Saberia decerto que lhe poderia calhar a pena de morte não? Tanta coisa porque aconteceu na Arabia S. Nos states tb a pena de morte existe, mas lá está bem. O irão tb deve ter pena de morte. O que seria se a Arábia se metesse o nariz nas decisões do Irão? São todos farinha do mm saco e andam as turras desde sempre.
  • Nuno
    04 jan, 2016 Lisboa 00:37
    João carvalho tu achas que o Irão têm alguma vez capacidade para pelo menos coçar a Arábia Saudita? Tu deves estar com sonâmbulo! A Arábia Saudita ao cortar as suas relações diplomáticas com o Irão torna este pais na miséria e alvo aberto para qualquer invasão dos EUA ou de Israel que tanto quer abater terroristas que se albergan ali como os Russo que ali andam.
  • João Carvalho
    03 jan, 2016 Lisboa 22:07
    O Irão devia invadir a Arábia Saudita, JÁ!
  • Paulo
    03 jan, 2016 Covilhã 21:39
    Alguém quer outra vez o petróleo a 100$ o barril.
  • Joaquim Sousa
    03 jan, 2016 Seixal 20:52
    O regime ditatorial/nazi quer criar uma guerra do sistema capitalista a nível mundial, com epicentro nos países Árabes e levar consigo a UE que o tem apoiado de várias formas, os EUA estão lá enterrados de alma e coração, como sempre no eixo do mal.

Destaques V+