09 jan, 2016 - 17:35
Os separatistas catalães chegaram a acordo para a formação de um governo regional e assim evitar novas eleições, o que implica a demissão de Artur Mas, noticia a agência AFP, citando uma fonte do governo regional.
"Juntos pelo Sim e CUP chegaram a um acordo para formar um governo e assim evitar eleições", disse a fonte do governo regional à AFP.
O líder do Governo da Catalunha Artur Mas já disse este sábado que se demite para evitar novas eleições e que não se recandidata ao cargo.
Mas, no poder desde 2010, vai apoiar Carles Puigdemont, da região de Girona.
Se não houvesse acordo até dia 11 de Janeiro teriam de ser realizadas novas eleições na região.
O "Junts pel Sí" (Juntos pelo sim), a lista independentista de Artur Mas, venceu as eleições de 27 de Setembro, garantindo 65 dos 135 lugares no parlamento regional. No entanto, permanecia dependente dos votos de pelo menos dois deputados da CUP, e da abstenção dos restantes oito eleitos por esta formação, para garantir a maioria suficiente que lhe permitisse ser investido.
Após três meses de debate interno, a direcção da CUP, respeitando a decisão da maioria dos seus militantes, anunciou no domingo que não apoiará Artur Mas, acusado de ter aplicado medidas de austeridade e de envolvimento do seu partido Convergência Democrática da Catalunha (CDC, liberal), em práticas de corrupção.