Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Venezuela está a fazer "das tripas coração" para pagar salários

04 fev, 2016 - 23:49

Presidente Maduro culpa a queda do preço do petróleo pelo agravamento da crise económica no país.

A+ / A-

O Presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, diz que, devido à queda do preço do petróleo, que agravou a crise económica no país, o governo está a fazer "das tripas coração" para pagar os salários aos trabalhadores.

"Quero dizer-vos, confessar-vos, que para pagar os salários este ano, e as pensões, estou a fazer das tripas coração", declarou Maduro, perante centenas de pessoas no discurso de comemoração do 24.º aniversário da tentativa de golpe do falecido Hugo Chávez.

Apesar das dificuldades económicas do país, que viu as suas receitas reduzirem-se em 70%, tem a inflação mais alta do mundo e uma grave escassez de produtos básicos, o chefe de Estado disse que, "ao povo não vai faltar nem trabalho, nem remunerações, nem pensões, nem educação, nem nenhuma outra coisa".

O Presidente venezuelano disse ainda que, nestes tempos de "tempestade e dificuldades, as famílias têm de unir-se (...), sem distinção de classe, ideologia, raças, religiões" e pediu "unidade nacional para enfrentar esta tormenta".

Nicolás Maduro decretou, no início deste ano, a "emergência económica", um estado de exceção que lhe permitiria implementar medidas drásticas para fazer face à crise, mas o parlamento rejeitou o decreto, que ficou sem efeito.

Isto aconteceu porque, de acordo com Maduro, a Assembleia Nacional, controlada pela oposição, "não se preocupa com a situação económica" e "virou costas ao país".

Maduro criticou ainda as convocatórias que a "assembleia burguesa" fez aos membros do seu gabinete, para que fossem questionados pelos deputados, às quais nenhum ministro atendeu até agora.

A Venezuela, que tem as maiores reservas de petróleo do mundo, tinha, até Setembro passado, uma inflação anual de 141,5%, registando uma contracção de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) até ao terceiro trimestre de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • xuxialismo
    05 fev, 2016 Santarém 21:54
    O socialismo na Venezuela parece ter -se apoiado apenas na produção do petróleo, esqueceram-se certamente da agricultura e da industria isto levou o país aos poucos a cair na total dependência do exterior e hoje é um país faminto, mais uma vitória socialista!.

Destaques V+