Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Primeiro-ministro turco: “O coração da comunidade internacional está congelado"

09 fev, 2016 - 14:41

ONU apela à abertura imediata de fronteiras, depois de a Turquia ter admitido 10 mil refugiados sírios no país só esta terça-feira. Número tende a aumentar.

A+ / A-
Síria. "O coração da comunidade internacional parou, congelou"
Síria. "O coração da comunidade internacional parou, congelou"

O primeiro-ministro da Turquia Ahmet Davutoglu estima que 70 mil sírios possam chegar esta terça-feira à fronteira turca e acusa a Rússia de estar a alvejar zonas civis.

“Se esta campanha continuar nesta intensidade, há a possibilidade de cerca de 70 mil refugiados chegarem à fronteira. Nós não fechámos as portas aos nossos irmãos em dificuldades”, sublinhou, citado na agência Reuters, Ahmet Davutoglu.

Perante os aplausos da assembleia em que discursava, o primeiro-ministro declarou que “toda a comunidade internacional, os Estados Unidos e as Nações Unidas sabem disto. Isto tem de parar. Temos estado à espera de que a consciência da humanidade actue, com respeito, mas ainda não aconteceu”.

“O coração da comunidade internacional parou, está congelado”, lamentou.

O número de refugiados sírios que tentam entrar na Turquia poderá chegar a um milhão, na estimativa do governo turco. O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Ancara diz ser este o resultado dos sucessivos bombardeamentos da Rússia e das forças fiéis a Bashar al Assad, sobretudo na zona de Aleppo.

O alto comissariado da ONU para os refugiados (ACNUR), apelou à abertura imediata de fronteiras, depois de o chefe da diplomacia turca ter adiantado que, só esta terça-feira, já sido admitidos 10 mil refugiados sírios no país.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    11 fev, 2016 Custoias 17:27
    Os comportamentos sociais de etnias, as diversas religiões, fanatismos e comportamentos anti sociais, leva a que as sociedades civis e países civilizados tenham o coração congelado para estas situações actuais. Jihadistas misturados com refugiados e comportamentos anti sociais dos refugiados levam a que haja receio em participar em acções sociais e aceitar refugiados que ninguém sabe bem quais as intenções de cada um.
  • António Costa
    09 fev, 2016 Cacém 18:51
    "...o Estado Islâmico tomou a aldeia de Kocho...as mulheres mais novas foram levadas para serem escravas sexuais dos militantes do Estado Islâmico e as restantes, as mais velhas, foram levadas para trás de um edifício, de onde se ouviram tiros...uma vala comum contendo os restos mortais de cerca de 70 mulheres foi encontrado um ano depois, na reocupação da aldeia..." O dirigente turco Erdogan gabou-se recentemente de ter "neutralizado"(morto) milhares de curdos. Os curdos são ferozes adversários do Estado Islâmico, de que a Turquia é um firme apoiante.
  • Jovem
    09 fev, 2016 Lisboa 17:08
    É tão fácil falar dos outros...Esse senhor e o seu presidente não o tem congelado porque apenas não o tem!
  • IMPERADOR
    09 fev, 2016 GUARDA 16:04
    Estou cheio de pena!

Destaques V+