Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Obama de visita marcada a Cuba

18 fev, 2016 - 06:43

É o primeiro Presidente norte-americano a visitar a terra de Fidel Castro em 88 anos.

A+ / A-

Veja também:


É oficial. Barack Obama vai a Cuba em Março, dois anos depois de os dois países terem reatado relações diplomáticas. A visita faz parte do périplo que o Presidente norte-americano vai realizar pela América Latina.

A notícia foi confirmada esta quinta-feira de madrugada por um alto funcionário da Casa Branca. Obama será o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América a visitar Havana em 88 anos. O último foi Calvin Coolidge, em 1928.

Numa mensagem via Twitter, Obama disse que apesar das diferenças que os Estados Unidos têm com Cuba, já foram feitos progressos significativos no sentido de normalizar os laços com este país.

O anúncio formal dos detalhes desta visita histórica deverá ser feito ao longo do dia. A informação disponível indica que a visita deverá ocorrer nos dias 21 e 22 de Março, antes da paragem na Argentina.

Washington e Havana estiveram de costas voltadas durante mais de 50 anos. Mas em Julho de 2015, a bandeira cubana foi desfraldada em Washington. A reaproximação dos dois países foi classificada pelo embaixador de Portugal em Cuba como uma "atitude corajosa" de Obama e Raúl Castro.

Em Março, o Presidente cubano, irmão de Fidel Castro, irá receber Barack Obama no Aeroporto Internacional José Martí.

Conhecida a notícia da visita, levantaram-se as vozes dos críticos do Presidente norte-americano: “É absolutamente vergonhoso que Obama premeie o reinado de terror dos irmãos Castro com uma visita”, afirmou o republicano Ileana Ros-Lehtinen, para quem esta viagem “só vai legitimar o comportamento repressivo dos Castro”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose João Machacaz
    18 fev, 2016 Lisboa 09:12
    Acho bem estas relações entre estes dois Países!

Destaques V+