Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Obama em Cuba. Consumado o desejo de João Paulo II, lembra Rui Machete

18 fev, 2016 - 10:54

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros recorda o apelo feito pelo papa polaco em Havana: "Que Cuba se abra ao Mundo e o mundo se abra a Cuba".

A+ / A-

O antigo ministro dos Estrangeiros Rui Machete classifica como "um momento verdadeiramente histórico" a visita de Barack Obama a Cuba, anunciada esta quinta-feira.

"Durante muitos anos, os cubanos em Miami tinham-se oposto a qualquer tipo de conversas e de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba. Finalmente, com uma intervenção extremamente importante da Santa Sé, isso deu-se e começamos a assistir, agora, à concretização dessas relações", diz Machete, em entrevista à Renascença.

Para Machete, que foi também, durante vários anos, presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), esta visita constitui o último acto de um processo "para que Cuba se abra ao Mundo e o mundo se abra a Cuba", de acordo com o desejo formulado por João Paulo II, na visita que fez ao país, em 1998, e que seria, posteriormente, reforçado, tanto por Bento XVI como pelo Papa Francisco.

"É natural que seja essa a consequência visto que, até agora, Cuba tinha vivido num 'gueto', mesmo depois da 'perestroika', da abertura Rússia ao mundo. Cuba continuou fechada e persistentemente, dentro de uma politica de isolacionismo", remata Rui Machete.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitor Vieira
    18 fev, 2016 Porto 21:47
    Este triste 'esqueceu' apenas um 'pormenor' que é um 'pormaior': é que foram os EUA que bloquearam Cuba nestes 50 anos, e no fim tiveram de... desistir. Cuba venceu. Venham os novos desafios!
  • trestetas
    18 fev, 2016 setubal 12:20
    Estamos a chegar ao que Jesus disse tudo será consumado até aos finais dos tempos!!...

Destaques V+