Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA. Trump ganha na Carolina do Sul

21 fev, 2016 - 00:43

Republicanos votaram num estado conservador e o empresário consegue a sua segunda vitória em três estados onde já se realizaram as primárias.

A+ / A-

Está confirmada a vitória do candidato republicano Donald Trump nas primárias do estado de South Carolina. Ainda se contam os votos, mas o triunfo já não foge ao empresário multimilionário que até já fez o discurso de vitória.

Trump repetiu as suas ideias de campanha, quer "voltar a tornar os Estados Unidos fabulosos" ("Turn America great") e, por exemplo, reafirma que vai construir o muro na fronteira com o México.

Com 80% dos votos contados, Donald Trump segue com 33,1% dos votos, contra 22,3% de Marco Rubio e 21,7% de Ted Cruz.

As urnas encerraram às 00h00 (hora portuguesa) e poucos minutos depois já a CNN projectava a vitória de Trump na corrida republicana no estado da Carolina do Sul.

South Carolina, estado conservador, é habitualmente um estado chave para os republicanos. Quem aqui vence é habitualmente o escolhido pelo partido para a corrida à Casa Branca. É também neste estado que muitas vezes os candidatos percebem se vale a pena insistir na campanha ou abdicar.

Trump já tinha vencido no estado de New Hampshire.

Por esta altura já só há cinco candidatos (Donald Trump, Ted Cruz, Marco Rubio, Ben Carson e John Kasich). Jeb Bush também estava na corrida mas desistiu este sábado depois de mais um mau resultado.

Já na corrida democrata, Hillary Clinton venceu no Nevada contra Bernie Sanders.

[actualizado às 02h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    22 fev, 2016 Lisboa 20:49
    Nós temos estado a "ouvir" seja trump ou outro qualquer a conversa é sempre a mesma medio oriente koreia do norte guerras armas e economia eu por mim até estou a ficar com a ideia que os USA são uma espécie de jardim do eden cercado pelos infernos :P
  • qq
    21 fev, 2016 Lisboa 14:54
    Trump no ultimo debate: "A invasão do Iraque foi um grande erro. Eles [administração Bush] mentiram. Disseram que havia armas de destruição maciça e nao havia. (...) Na Siria, estamos a dar armas a gente que nem sabemos quem são." Donald Trump é o unico candidato entre os dois partidos que deseja acabar com a estratégia falhada dos dois ultimos presidentes americanos para o Médio Oriente. Os leitores que o criticam deviam ir ouvir um discurso inteiro dele para tirarem as suas conclusões
  • qq
    21 fev, 2016 Lisboa 14:49
    Quem diz que Donald Trump vai causar uma guerra nao sabe nada. Vao ver aquilo que ele disse sobre a Russia e sobre o Medio Oriente. Donald Trump criticou a guerra do Iraque desde cedo e quer uma aproximacao a Putin para evitar uma guerra mundial. Alem disso, quer deixar de passar armas a sirios que nem se se sabe quem sao, acabando assim com uma estrategia de Obama que tem sido um desastre.
  • Ganha
    21 fev, 2016 lis 14:30
    dentro do circulo dos republicanos! Os titulos não devem confundir o conteudo da informação! Os leitores agradecem...
  • Verdade
    21 fev, 2016 Mundo 13:00
    Nao é preciso darem a noticia com tanto animo... Afinal a vossa companha contra o Trump não tem dado os resultados pretendidos...
  • Augusto Ricardo
    21 fev, 2016 Cacem 10:14
    TRUMP A VERGONHA DA AMÉRICA E DOS AMERICANOS EUA !!
  • Pirus
    21 fev, 2016 Porto 10:04
    Força Trump!
  • Luis Santos
    21 fev, 2016 Almada 09:53
    Eis aqui o perigo numero 1 para o inicio da 3ª guerra mundial se este malandro for eleito. Tenham atenção no que estou a dizer!
  • desatina carreira
    21 fev, 2016 queluz 09:49
    Carrega trump
  • Fernando
    21 fev, 2016 Lisboa 09:46
    Daqui a uns tempos, se acontecer o apocalipse nos EUA, ainda vão agradecer existir uma China e uma Rússia, dado que a Europa da civilização ocidental anda de joelhos a rezar que as coisas se coloquem bem por obra e santa graça de uma Merkel.

Destaques V+