Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Brasil. Empresário condenado a 19 anos de prisão no processo "Lava Jato"

09 mar, 2016 - 01:06

Marcelo Odebrecht foi considerado culpado dos crimes de suborno, lavagem de dinheiro e crime organizado.

A+ / A-

Marcelo Odebrecht, o antigo líder da maior empresa de construção civil da América Latina, foi condenado pela justiça brasileira a 19 anos de prisão pelo seu envolvimento no escândalo de corrupção “Lava Jato”.

O magnata, de 47 anos, foi considerado culpado dos crimes de suborno, lavagem de dinheiro e crime organizado.

A condenação de Marcelo Odebrecht é a mais importante, até agora, no caso de corrupção que está a abalar o Brasil.

De acordo com a sentença lida no tribunal da cidade de Curitiba, Odebrecht é formou um cartel com outras empresas. Desde 2006, apresentaram “sistematicamente” propostas combinadas para ganhar concursos de obras da petrolífera estatal Petrobras.

As companhias envolvidas no esquema decidiam quem ia ganhar a obra e manipulavam os preços dos projectos. “Eles conseguiam, sem uma real concorrência, serem contratados pelo preço mais elevado possível”, disse o juiz Sérgio Moro.

O esquema começou durante a presidência de Lula da Silva, que na semana passada também foi interrogado por suspeitas de envolvimento no escândalo “Lava Jato”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+