Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lula da Silva. Querem "amordaçar um líder político", diz advogado

11 mar, 2016 - 08:26

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula da Silva, que acusa de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A+ / A-
Porque quer o Ministério Público brasileiro prender Lula?
Porque quer o Ministério Público brasileiro prender Lula?

O advogado de defesa do antigo Presidente do Brasil Lula da Silva considera que os procuradores do Estado de São Paulo que pediram a prisão preventiva do seu constituinte pretendem "amordaçar um líder político".

"Buscou-se, de facto, amordaçar um líder político, impedir a manifestação do seu pensamento e até mesmo o exercício de seus direitos", afirmou Cristiano Zanin Martins, numa nota enviada à agência Lusa em São Paulo, na quinta-feira – o mesmo dia em que três procuradores do Ministério Público de São Paulo anunciaram ter pedido a prisão preventiva de Lula.

Os promotores acusam-no do crime de lavagem de dinheiro e de falsidade ideológica, por ter alegadamente ocultado a propriedade de um apartamento tríplex no Guarujá, no litoral daquele estado brasileiro. Segundo o Ministério Público estadual, foram reunidas “provas testemunhais e documentais" que atestam que o imóvel estava reservado para o ex-Presidente.

O advogado de Lula da Silva tem outra opinião e considera que o pedido da prisão preventiva foi fundamentado em alegações que revelam uma tentativa de banalização do instituto da prisão preventiva, uma vez que Lula jamais se colocou contra as investigações.

"Não dispõem de um facto concreto para justificar as imputações criminais feitas ao ex-Presidente e aos seus familiares. Não caminharam um passo além da hipótese. Basearam a acusação de ocultação de património em declarações opinativas", sustenta.

Esta não é a primeira suspeita de crime que relaciona a propriedade do apartamento de luxo no litoral paulista com Lula. O imóvel também está a ser investigado no âmbito da Operação Lava Jato, que apura denúncias de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras.

Na semana passada, o Ministério Público Federal publicou um comunicado no qual revelava a existência de evidências de que o ex-Presidente recebeu, em 2014, pelo menos um milhão de reais (247 mil euros), sem aparente justificação económica lícita, da construtora OAS, através de obras no apartamento de Guarujá.

Lula, "um Mandela" na América do Sul?

O Presidente da Venezuela já condenou o pedido de prisão preventiva para o ex-Presidente do Brasil e considerou que a detenção faria dele um Nelson Mandela da América do Sul.

"Lula será como um Mandela no continente", afirmou.

Num acto público em Caracas transmitido pelo canal estatal, Nicolás Maduro sublinhou que Lula da Silva foi "um dos protagonistas das mudanças no continente" e criticou que no Brasil pretendam, "por vias judiciais", dar "golpes de Estado" contra protagonistas que lutaram contra iniciativas fracassadas que levaram à "destruição do aparelho industrial em vários países" da América Latina, como a Zona de Livre Comércio para as Américas (Alca), promovida pelos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Liana
    11 mar, 2016 Coimbra 11:35
    Um líder...da corrupção.
  • FCMM
    11 mar, 2016 Braga 10:50
    P/ quem dizia q nada tinha e passado uns anos de presidência aparece c/ património dele e dos filhos enorme é so somar 2+2=4, não é preciso ser muito inteligente. Os politicos têm por habito fazer do POVO estupido, ignorante, LORPA, mas nem todos nós o somos. Estes politicos Corruptos q maniatam a vida de todos nós, só p/ ter bens materiais e poder são capazes de tudo. p/ este ser um Mandela o q lhe falta!... Falta-lhe Honestidade, humildade, carisma e Bondade. Não venham tentar fazer dele um mártir porque não o é, mártir são aqueles que gente como ele subjugam, humilham, roubam, etc..
  • Diogo Pinto
    11 mar, 2016 Madalena 09:59
    Eu acho que é muito bom introduzir reformas em países que passam momentos de dificuldades e que essas reformas não sejam só para proveito próprio , isto é , no caso do Brasil o antigo Presidente conseguiu não só ajudar o seu país como também todo o continente sul-americano , como aliás referem outros presidentes de países deste mesmo continente . Mas se o senhor Lula se deixou influenciar pela dimensão da sua intervenção e se ultrapassou limites legais derivados da sua posição estatutária deve poder ser julgado por tal . Os estatutos e os papéis sociais existem , devem ser cumpridos e analisados , tanto para politicos , estudantes , desportistas como para magistrados e oficiais de justiça . Não percebo o porquê de tentarem tornar uma investigação judicial numa especie de " golpe de estado " . Muito bom dia Portugal !
  • Alberto
    11 mar, 2016 sao paulo 09:30
    esses falsos esquerdistas querem dar a volta por cima sendo herois de causas ilicitas , mesmo assim sendo preso esse safado do lula ja abasteceu e muito suas contas fora do brasil , a vadia da dilma idem , e o povinho que é afavor deles que no caso recebiam alguns tostoes para nao trabalhar e fazerem badernas a mando dessa corja , vão sentir e muito , Pena que não pode queimar vivo esses crapulas que destruiram milhares de pessoas a fome de comida e conhecimento.
  • Ana
    11 mar, 2016 Coimbra 09:09
    mais um da turma do pinosacrates, mais do mesmo, é só gamar até mais não poder...

Destaques V+