Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA. Coreia do Norte está a violar resoluções da ONU

18 mar, 2016 - 23:13

O aviso é da embaixadora norte-americana. A Coreia do Norte realizou na quinta-feira à noite dois lançamentos de mísseis.

A+ / A-

Os testes de mísseis da Coreia do Norte são uma violação "flagrante" das resoluções das Nações Unidas, que proíbem tais lançamentos, disse o enviado norte-americano, antes das conversações urgentes no Conselho de Segurança.

A Coreia do Norte realizou na quinta-feira à noite dois lançamentos de mísseis que estavam "proibidos" pelas resoluções da ONU.

Os testes vão levar as Nações Unidas a realizar consultas urgentes para discutir a "provocação", disse a embaixadora norte-americana Samantha Power, acrescentando que a acção é um desafio claro de Pyongyang ao Conselho de Segurança.

Há duas semanas, o Conselho de Segurança impôs as sanções mais fortes à Coreia do Norte, depois do quarto teste nuclear realizado e de um lançamento de um 'rocket', que foi visto como um teste de míssil balístico disfarçado.

"Esperamos que o Conselho de Segurança esteja unido para dizer à Coreia do Norte para alterar a sua política imediatamente", disse o embaixador da ONU no Japão Motohide Yoshikawa, acrescentando que o último lançamento foi "muito, muito inapropriado".

O secretário-geral das Nações Unidas (Ban Ki-moon) classificou o disparo dos dois mísseis como "profundamente perturbador", defendendo que Pyongyang tem de acabar urgentemente com "estas acções inflamatórias".

Ban Ki-moon apelou ainda à Coreia do Norte para começar a cumprir as resoluções da ONU que impedem o país de desenvolver tecnologia de mísseis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    19 mar, 2016 Cacém 12:09
    O aviso que os EUA lançaram aos "Saddam Hussein" deste mundo, com a invasão do Iraque, foi muito simples: ou têm a bomba atómica e estão dispostos a usa-la ou senão são "passados a ferro"....pois, foi um "lindo" aviso....

Destaques V+