Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Augusto Santos Silva. “Não devemos ter demasiado medo"

23 mar, 2016 - 23:00

Ministro reconhece que “há várias células de terroristas activas na Europa”.

A+ / A-

Veja também:


O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que “temos de estar conscientes que a ameaça terrorista existe perto de nós, mas não devemos reagir excessivamente. Não devemos ter demasiado medo”.

Em declarações à RTP3, Augusto Santos Silva reconhece que “há várias células de terroristas activas na Europa”.

O governante reafirma, entretanto, que “é preciso ser muito claro na desvinculação entre o que é uma grande religião, como por exemplo o Islão, e o que é a tentativa de perverter essa religião numa ideologia de natureza bárbara, como é o caso do jihadismo islamita”.

Santos Silva acrescenta que a luta deve ser feita com “forças especiais, polícias, leis”, mas também com os meios de “natureza cultural e ideológica”.

Três explosões foram registadas na terça-feira em Bruxelas: duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek, junto às instituições europeias, no centro da capital belga.

O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou os ataques na capital belga, de que resultaram pelo menos 31 mortos e 300 feridos, segundo o último balanço oficial provisório.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    25 mar, 2016 Palmela 02:48
    Tem toda razão Sr. Ministro Santos Silva, não devemos mostrar medo! devemos ter cuidado para não exaltar! aquele jornal francês devia acabar, porque foi daí que começou esta onda de violência! nós somos mais ponderados em questões religiosas, temos várias religiões Cristãs, nem sempre estamos de acordo, mas suportamos! acreditamos que Deus está acima de todos! Os Islâmicos acreditam que fazendo justiça por suas próprias mãos, poupam trabalho a ALA, é o nome que lhe dão! Temos que respeitar o jeito deles e não 'pôr lenha na fogueira' porque acaba doendo para aqueles que não têm culpa. Agora uma coisa é certa, eu não mato uma mosca! mas se me vierem prejudicar por causa de religiões eu pago-me da mesma moeda! E um dia destes chamo a polícia para ajustar contas com a vizinha de cima, também por causa de implicar comigo, por causa do fanatismo da religião de 'Jeová'! todas as pessoas desta religião deviam de trabalhar no Natal, na Páscoa e em todos os feriados católicos, porque não os festejam! e mais, não festejam nada! porque acham que Deus não gosta de festejos!!! não se pode falar, não se pode rir, não se pode fazer nada, porque estão sempre a bater para baixo: tenho que andar sempre a mudar as lâmpadas! e tenho o tecto todo estragado! olhem só se eu fosse Islâmica!!! Ponha esta gente de castigo, nos feriados! antes que o terrorismo se espalhe por cá... Sr. Ministro Santos Silva, ponha polícias nas ruas, 24h/dia! basta o casse-tête, para manter a ordem (2 em cada esquina)!!!
  • antonio
    24 mar, 2016 lisboa 19:19
    Não Devemos ter demasiado medo. Esta frase acalma as hostes por uns dias e até ao próximo atentado. Eu só tenho medo porque as autoridades do pais e da europa , nada fazem para prender (presumiveis ) terroristas. Sabem quem são , onde estão , mas como a Europa é muita humana e respira liberdade e direitos civis ,não se prende ninguém. É preferível chorar mortos e feridos. Em Portugal quando se quer por uma camara de vídeo na rua , não deixam . E assim se defende os Bandidos.....
  • António Lapa
    24 mar, 2016 AMADORA 17:36
    Os lideres europeus deviam ter mais respeito pelos povos que os elegeram para não embarcarem em treinar e armar grupos terroristas como fizeram no Paquistão, Afeganistão, Iraque, Síria, Líbia, etc.
  • amorabe
    24 mar, 2016 Gondomar 14:57
    Julgo eu Sr. Ministro que a principal luta deve ser feita à fonte monetária que os sustenta e não às que referiu, mas também... quanto ao medo, não sabemos a que distancia está.
  • José Franco
    24 mar, 2016 Braga 12:45
    Os políticos não têm medo nenhum. Não são eles que morrem.
  • Joaquim Barbosa da S
    24 mar, 2016 Maia 11:41
    Mais um MNE ao nível do antecessor (Rui Machete). "Não podemos ter demasiado medo" Quantifique p/f snr Ministro: de 0 a 10 talvez 2? Que diz a 4? então se for 7 será muito? Se a tutela da segurança deste país estiver ao nível deste ministério, estamos feitos......
  • orfeu
    24 mar, 2016 10:03
    O problema não é ter ou não medo; importa, isso sim, tomar todas as precauções para evitar problemas, tanto a nível das autoridades como a nível pessoal e aqui destaco evitar estar em grandes concentrações... já dizia minha avó "livra-te dos perigos, livrar-te-ei dos trabalhos".
  • mara
    24 mar, 2016 Portugal 09:37
    Quem não tem medo? só alguém sem consciência, eu pelo que conheço da História, desde o caso Sadam temo por Portugal e quem apoiou a América, no dia das Torres Gémeas sofri horrivelmente, com o caso da Alemanha fiquei chocada, triste pela morte inocentes, e magoada com o motivo que o originou, o Sagrado de qualquer religião deve ser respeitado. Deus no Monte Sinai disse Moisés: "Sou o Deus de Abraão, Moisés e Isac", também disse: "não matarás", será que a eles manda matar? Pessoas normais bem formadas seja qual for o seu credo religioso, ou até mesmo sem nenhuma crença religiosa jamais se converte a uma religião que manda pessoas armadilharem-se para matar inocentes, jamais se convertem a uma religião que escraviza as mulheres e as obriga a andar de burca, Deus criou Homem e Mulher à sua Imagem e semelhaça é lamentável que esses homens não percebam que sem a Mulher não existiam e que com a religião do têm que se converter pelo terror, pela força e matança só conseguem medo, infelicidade. e morte. Deus é Amor o ser Humano precisa de Amor, Paz, Alegria, Felicidade . Senhores Governantes da Europa não digam não tenhamos medo e fiquem quietos façam algo sem guerras para os expulsar da Europa... Porque já basta de mortes e ameaças, não deixem que destruam a nossa civilização.

Destaques V+