Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lula pode tornar-se assessor especial de Dilma

23 mar, 2016 - 22:22

Solução está a ser pensada se nomeação para ministro da Casa Civil não for aprovada pelo Supremo.

A+ / A-

O ex-Presidente Lula da Silva pode tornar-se assessor especial da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha a sua nomeação para ministro da Casa Civil suspensa, disse o ministro Jaques Wagner.

"Se não desobstruir no Supremo a nomeação dele, pessoalmente sou favorável a convocá-lo como assessor especial da Presidência", referiu Jaques Wagner, chefe do Gabinete Pessoal de Dilma Rousseff, num encontro com jornalistas estrangeiros no Rio de Janeiro.

Para Jaques Wagner, o essencial é que Lula da Silva "tenha um grau de institucionalidade para estar em Brasília não como um cidadão, mas como parte de um projecto político e do governo, para conversar com parlamentares e senadores".

Wagner defendeu que foi correto "convocar o melhor jogador" do Partido dos Trabalhadores (PT) para a maior disputa política já enfrentada pelo partido em 13 anos à frente dos destinos do país.

O ministro disse ainda esperar que até ao início da próxima semana Lula da Silva esteja a trabalhar como membro do Executivo.

Lula da Silva foi nomeado ministro da Casa Civil na quinta-feira, mas, no dia seguinte, a nomeação foi anulada pelo magistrado Gilmar Mendes, do STF.

O ex-Presidente deverá agora ter de esperar por uma decisão final do plenário do STF, que só voltará a reunir-se a 30 de Março.

O chefe do Gabinete Pessoal da Presidente voltou a criticar o processo de 'impeachment' (destituição) contra Dilma Rousseff, dizendo que se trata de um golpe da oposição.

"Definitivamente não há nenhum crime de responsabilidade. (...) É golpe porque é mau uso do dispositivo constitucional", afirmou, considerando ainda que a impugnação parece instituir a lógica de que um executivo impopular pode ser objecto de impedimento.

O pedido de destituição baseia-se na acusação de que Dilma Rousseff cometeu atos ilegais, conhecidos como "pedaladas fiscais", ao autorizar adiantamentos de dinheiro para os cofres do Governo, que foram realizados pela Caixa Económica Federal e pelo Banco do Brasil.

Estes adiantamentos teriam sido solicitados para manipular as contas públicas durante o seu primeiro mandato.

Dilma Rousseff foi notificada na quinta-feira sobre a abertura oficial dos trabalhos da comissão especial da Câmara de Deputados que vai analisar o processo de destituição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel F Lourenço
    24 mar, 2016 Caldas Novas GO Brasil 19:27
    Aqui alguns vão para a cadeia ai todos soltos . Quanto a Luis Inácio LULA da Silva acusado SEM PROVAS outros com provas andado a solta se tivessem uma prova contra LULA a muito que estava preso NÃO VAI TER GOLPE
  • Manuel F Lourenço
    24 mar, 2016 Caldas Novas GO Brasil 19:27
    Aqui alguns vão para a cadeia ai todos soltos . Quanto a Luis Inácio LULA da Silva acusado SEM PROVAS outros com provas andado a solta se tivessem uma prova contra LULA a muito que estava preso NÃO VAI TER GOLPE
  • C.M.
    24 mar, 2016 Loures 17:37
    Pois bem, enquanto por cá os portugueses meterem a cabeça na areia, estas situações vão acontecendo.Relativo ao caso Lula, acho que enquanto não houver acusação vigorará a presunção de inocência.
  • 24 mar, 2016 15:39
    É a isto que se chama democracia. ENTÃO VALE A PENA SER POLITICO, POIS ROUBAM TODOS AOS MILHÕES E NÃO Á NINGUÉM QUE OS PONHA DE SACO, SEITA DE LIXO, por isso é que todos eles querem democracia, POIS AUILO QUE SE INTITULA DE "justiça" PARA eles NÃO FUNCIONA, e ROUBAM ROUBAM E CONTINUAM A ROUBAR. SÃO A ESCÓRIA DE QUALQUER SOCIEDADE.
  • Petervlg
    24 mar, 2016 Trofa 12:16
    Vergonhoso
  • R.Mendes
    24 mar, 2016 Lisboa 11:33
    o mundo no seu melhor
  • sesesese
    24 mar, 2016 lisboa 02:01
    Já aqui também o ex-minsitro Passos Coelho empolou as contas , em 800 milhões nas contas de 2015 e nada se passa .

Destaques V+