Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Exército sírio entra em Palmira

24 mar, 2016 - 18:11

Cidade Património da Humanidade é controlada pelos terroristas do autoproclamado Estado Islâmico desde Maio do ano passado.

A+ / A-

As tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, entraram esta quinta-feira na antiga cidade de Palmira, há quase ano sob controlo do grupo terrorista Estado Islâmico, disseram fonte militar e observadores.

"As forças do regime (de Bashar al-Assad) entraram no bairro Hayy al-Gharf, no sudoeste de Palmira. Estão a avançar muito devagar por causa das minas colocadas pelo EI", disse o director da organização não-governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman.

"O regime também está avançar a partir da zona norte da cidade", acrescentou.

Uma fonte militar, que pediu o anonimato, confirmou o avanço à agência noticiosa France Presse (AFP).

"O exército entrou na cidade a partir de noroeste, depois de tomar o controlo de parte do Vale dos Túmulos", afirmou.

"Os confrontos, que continuam, são violentos", acrescentou.

Localizada no este da província de Homs, Palmira é Património da Humanidade.

Foi nos séculos I e II D.C. um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo e ponto de encontro das caravanas na Rota da Seda, que atravessavam o árido deserto do centro da Síria.

Antes do início do conflito, em Março de 2011, as suas ruínas eram uma das principais atracções turísticas do país árabe e da região.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Madala
    24 mar, 2016 Évora 19:07
    E os americanos que fizeram jana naquela zona a assistir de bancada. Está visto que só com tropa é que se faz algo.

Destaques V+