Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

“Panama Papers” arrastam novo presidente da FIFA para escândalo de corrupção

05 abr, 2016 - 19:41

Assinatura do ex-secretário-geral da UEFA aparece em contratos celebrados através de paraísos fiscais.

A+ / A-

Veja também:


Dados revelados pelos “Panama Papers” implicam o novo presidente da FIFA, Gianni Infantino, no escândalo de corrupção que abala o organismo que tutela o futebol mundial, avança o jornal britânico “The Guardian”.

Os documentos a que o jornal teve acesso colocam questões sobre a participação de Infantino em acordos fechados enquanto o actual presidente da FIFA era director dos serviços legais da UEFA.

Segundo o “The Guardian”, a UEFA celebrou acordos através de “offshores” com um dos acusados no caso de compra de votos para a atribuição da organização de mundiais de futebol, uma situação sempre negada, até agora.

Uma das assinaturas que aparece nos contratos fechados entre 2003 e 2006 pertence ao ex-secretário-geral da UEFA Gianni Infantino.

Este negócio agora conhecido através dos “Panama Papers” relaciona, pelo primeira vez, a UEFA a uma das companhias envolvidas no escândalo de corrupção que resultou no afastamento de Sepp Blatter da presidência da FIFA.

O italo-suíço Gianni Infantino lidera o organismo que tutela o futebol mundial desde 26 de Fevereiro, quando ganhou as eleições na FIFA contra o xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa, o príncipe jordano Ali bin al Hussein e o francês Jérôme Champagne.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Nabo
    05 abr, 2016 Porto 23:23
    A única solução é acabar com esse esgoto que é o futebol profissional, estupidificador de milhões e milhões de pobres diabos.
  • Nuno
    05 abr, 2016 Ilhavo 22:40
    Era de prever. Como seria possível o Blatter estar metido nas vigarices e este seu adjunto de nada saber???
  • Lauder
    05 abr, 2016 lisboa 22:22
    é tudo da mesma cepa. estamos entregues ao bichos.
  • PAulo C.
    05 abr, 2016 Almada 22:19
    Parece que o único que era honesto foi o que desistiu, Luís Figo.
  • pat^ego
    05 abr, 2016 Coimbra 22:05
    Uma cambada de bandidos e o ze' patego (e pagante) a bater palmas e a votar nesta escumalha que ganha (rouba) milhoes e depois, nao paga impostos. No nosso reino vamos chegar a' conclusao que as provas sao proibidas. Se houver algum portugues envolvido vai acabar por receber (ou ja' a tera') a medalha de...., e/ou comentador de uma tv.
  • Zé Povinho
    05 abr, 2016 Lisboa 20:55
    E ttão bom, ver as cabeças a rolar... supostas individualidades que se querem fazer passar por íntegros e responsáveis e grandes líderes, cujas decisões, influenciam a vida das pessoas. São estes que comandam, condicionam e decidem as vidas das pessoas? Como? Se eles próprios demonstram interesses próprios altamente lesivos aos cidadãos, por se apoderarem de dinheiros alheios, que se fossem bem aplicados, teríamos uma sociedade mundial saudável e sem miséria à escala mundial!
  • lagidiv
    05 abr, 2016 almada 20:50
    Mas que grande podridão, agora ao que parece em todo o lado, melhor em todos os ramos dos negócios.
  • Pela transparência
    05 abr, 2016 Montijo 20:12
    Acordem, estão a ser manipulados pelos media! Eu não percebo qual a gravidade disto quando há violações de direitos humanos com a cumplicidade dos media, quando há opacidade nos poderes que tomam decisões que podem massacrar pessoas, sendo quase tudo censurado pelos media, mas nisso não falam! Acho que o problema dos media é inveja, também queriam!

Destaques V+