Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Como impedir que um asteróide colida com a Terra? A NASA tem um plano​

13 abr, 2016 - 19:13

Há longos anos que a potencial colisão de um asteróide com a Terra alarma os terrestres. A NASA concebeu uma (surpreendente) resposta à ameaça.

A+ / A-

Desviar um asteróide como quem desvia um avião, eis a nova missão da NASA para impedir a colisão de corpos rochosos com a Terra.

Há longos anos que o receio de colisões de asteróides com a Terra alarma os cientistas – e os terrestres em geral. O projecto RAMA (Reconstituting Asteroids into Mechanical Automata – Reconstituir Asteróides em Autómatos Mecânicos) pretende solucionar este problema.

Como? “Convertendo asteróides em enormes naves mecânicas e autónomas”, explicou a NASA no seu “site”. Traduzindo: a agência espacial norte-americana quer criar mecanismos que, após serem lançados para o espaço, se “alapem” a asteróides, tornando-os controláveis.

“O asteróide” – continua a NASA – “será programado com missões específicas, tais como desviar um asteróide em rota de colisão para fora do sistema solar ou para uma zona fora de perigo”.

Os asteróides controlados poderão, deste modo, ser desviados de uma possível rota de colisão com a Terra ou mesmo colocados em rota de colisão com outros asteróides, eliminando ameaças.

A agência espacial norte-americana já iniciou o financiamento do projecto, avançou esta quarta-feira o jornal britânico “Mirror”.

Segundo o “Mirror”, a NASA já cedeu 100 mil dólares (mais de 88 mil euros) para financiar o plano inicial do projecto. Pelas estimativas da equipa do RAMA, levará 20 a 30 anos até um asteróide ser desviado com recurso a estas técnicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • aioito
    14 abr, 2016 Lisboa 18:15
    Desde que não nos cravem o dinheiro a nós que isto por aqui anda numa crise catastrófica.
  • NELIO
    14 abr, 2016 FUNCHAL 09:17
    Maria, esqueceu-se do Hulk.... esse com a força que tem e a pular como pula, decerto que chega ao asteroide, dá-lhe um valente murro que o manda para bem longe....LOL.... já agora Thor com o seu martelo o despedaça em milhões de pedacinhos..... LOL....
  • Maria
    14 abr, 2016 lisboa 01:26
    então mas lá nas Americas não têm já o Chuck Noris, mais o Rambo e o McGiver...para não falar do Superman e do Spiderman mais o Batman...ai! já me esquecia do Capitão America e da Super mulher...ah! e oTerminator? ora se todos eles derem um forçinha... com boa vontade até conseguem! :)
  • João Pedroso
    14 abr, 2016 Abrantes 00:22
    Independentemente de quererem dinheiro, a ameaça é real. Santa ignorância.... E tratar de explorar outras possibilidades noutros planetas ? Não é razoável pedir para isso? É que quando se encontrarem soluções para casos deste tipo são para todos!!!
  • jose
    14 abr, 2016 barreiro 00:11
    O sr antonio quando faz comentarios sobre os submarinos desconhece por completo quantas vidas ja estes submarinos ja salvaram. Há muitos tipos de inimigos.
  • Antonio
    13 abr, 2016 Barreiro 21:53
    Ahahhahaa!!! Não me façam rir! A NASA quer é dinheiro. Milhões e Biliões na conta deles. Para pedirem fundos, querem dinheiro e inventao estas Historia da Carochinha! Mas para mostrar a realidade do que se está a passar, fazem um ocultismo de material onde metem as mãos. A Famosa NASA dos EUA. Faz-me lembrar uns certos submarinos de Portugal, que forma adquiridos para proteger o Pais do invasor que entra á vontade. Mas que o estado das forças armadas quer fazer se destacar como sendo muito útil para defender o País do inimigo, mas que no fundo. Ninguém sabe por onde andam esses Submarinos. Quanto mais os papeis da compra deles. Uma boa comparação sobre como adquirir Milhões dos parvos dos contribuintes
  • José Manuel Miranda
    13 abr, 2016 Amora - Seixal 21:37
    Utilizam o mesmo "esquema" há séculos...encontra-se um inimigo (se não existir, inventa-se), planeia-se um solução, e assim justificam-se os milhões gastos em prol duma "protecção" que nunca servirá para nada. E todos nos sentimos muito agradecidos e seguros...

Destaques V+